A- A A+

Volta às aulas presenciais: Devo levar meu (minha) filho (a)?

A volta às aulas presenciais, prevista para este mês em todo o estado de Santa Catarina, exigirá que crianças acima de dois anos e escolas sigam recomendações importantes para evitar o aumento da transmissão da COVID-19.

Em conversa com o Pediatra e Neonatologista, Dr. Mario Celso Schmitt, o HSC Blumenau trouxe dúvidas que permeiam pais e escolas nesse momento. O retorno presencial ao ambiente escolar com segurança é importante para estudantes e professores.

HSC Blumenau – O risco de mandar as crianças para a escola, presencialmente, é menor do que os efeitos negativos de mantê-las em casa por mais tempo?

Dr. Mário – “Eu vou dar a minha opinião, mas vou me basear na opinião do professor Rubens Cat, catedrático de pediatria na Faculdade de Medicina do Paraná. No início da pandemia, há um ano, o mundo se baseou na epidemia do H1N1, em que as crianças e os idosos eram grupos de risco. Atualmente, já se sabe que as crianças se contaminam menos, propagam menos e praticamente não ficam doente. Portanto, a resposta é simples: as crianças têm que ir para a escola porque o prejuízo na área de saúde mental e física que elas tiveram ficando um ano em casa foi muito maior”.

HSC Blumenau – A transmissibilidade da COVID-19 é menor entre crianças?

Dr. Mário – “Estatisticamente dos casos de doentes pela COVID-19, 10% foram crianças. A mortalidade de crianças contaminadas foi de 0 a 0,3%. Dr. Rubens Cat também levantou dados de escolas que fecharam e escolas que não fecharam no mundo inteiro. Assim, o fechamento das escolas não diminuiu a incidência da doença na população de um modo geral”.

HSC Blumenau – Como os professores podem agir diante da volta às aulas presenciais?

Dr. Mário – “Dr. Rubens Cat fala que a boa escola, a que se adaptou bem essa nova realidade, traz segurança para o professor e para o aluno. Então, o professor tem que se sentir seguro. Houve muita dúvida que as crianças iriam contaminar os professores e estes ficariam doentes. Porém, isso não é verdade, dificilmente vai acontecer”.

HSC Blumenau – De que forma os pais podem orientar os pequenos sobre as medidas de prevenção na escola? 

Dr. Mário – “A criança é um ser incrível. A criança imita. Portanto, se o pai faz, ela faz. Se a mãe faz, ela também faz. Eu acho que a grande participação do pai e da mãe é dizer assim: máscara é importante e o exemplo é importante. Então, os pais podem fazendo com que o filho faça as coisas certas”.

Últimas notícias