A- A A+

Mais de 800 vidas transformadas em 14 anos

Parceria entre Hospital Santa Catarina de Blumenau e Secretaria Municipal de Saúde celebram mais de 800 vidas transformadas em 14 anos.

Um bebê pequeno e de aparência frágil. Quem olha para um recém-nascido, logo nos primeiros dias de vida, não imagina as lutas que ele é capaz de vencer. O pequeno Miguel de Sá diagnosticado, em 2019, com cardiopatia congênita é um belo exemplo disso.

A cardiopatia congênita é uma condição em que ocorrem problemas estruturais no coração de uma criança ainda durante o desenvolvimento fetal. De acordo com o cirurgião cardíaco infantil, Dr. Décio C. S. Abuchaim, em alguns casos, ela pode ser leve e não precisar de cirurgia.

“Em outros casos, em especial nos mais graves, a criança pode precisar de cirurgia para corrigir ou melhorar os problemas presentes no coração”.

Assim, para garantir um tratamento acessível e de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital e a Semus uniram esforços em uma parceria que garante cirurgias cardíacas gratuitas às crianças com essa condição.

Desde o início do projeto, em 2009, os pacientes recebem um tratamento mais rápido e de qualidade, sem precisar recorrer a outros municípios. Conforme Maciel Costa, superintendente geral do Hospital, a parceria permite que os pacientes realizem o tratamento aqui mesmo, em Blumenau, ao lado da família, algo essencial para saúde física e emocional.

União de esforços

A parceria tem sido uma conquista para a comunidade. De acordo com a Dra. Juliana Spengler Abuchaim, desde então, centenas de crianças receberam o tratamento cirúrgico necessário.

Muito mais do que salvar vidas, essas cirurgias melhoraram a qualidade de vida dessas crianças e de suas famílias.

Ivana Peixer, mãe do pequeno Miguel, destaca a importância do atendimento ágil e dos exames de rotina. Ela relata que descobriu um defeito no coração do filho somente depois do seu nascimento.

Em síntese, graças ao tratamento feito pela Dra. Juliana e pelo Dr. Décio, Miguel passou por duas cirurgias cardíacas, e hoje tem a chance de levar uma vida normal.

Conforme Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, a parceria tem permitido à Semus oferecer procedimentos de alta complexidade para população.

“Antes, os procedimentos de alta complexidade eram encaminhados para Florianópolis ou outras cidades do estado. Ou seja, o tempo que os pacientes levavam em viagens, hoje pode ser usado com suas famílias. Isso sem contar o tempo de espera, que era muito maior. Sendo assim, através da parceria com o HSC Blumenau, cumprimos a nossa missão, que é trabalhar para melhorar a vida das pessoas”.

Na imagem aparecem médicos paramentados realizando a cirurgia de cardiopatia congênita em um  bebê de quatro meses.
Mais de 800 vidas transformadas em 14 anos

Que saber mais? Confira a matéria sobre o assunto aqui, no nosso site.

Por fim, aproveite e confira a matéria da ND TV.

Últimas notícias