A- A A+

Sobre o HSC Blumenau

O HSC Blumenau nasceu de um grande sonho. Um sonho que só foi possível concretizar com a valiosa colaboração dos blumenauenses. Apesar de algumas adversidades encontradas pelo caminho, em 27 de junho de 1920, a Comunidade Luterana inaugura o Hospital, com 50 leitos, sendo uma unidade para homens e outra para mulheres, e os cuidados assistenciais sob a responsabilidade de diaconisas alemãs.

Hoje, o Hospital conta com uma área construída de mais de 21 mil metros quadrados. São 152 leitos de internação, entre eles, 20 leitos de CTI Adulto, 10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica (UTI-NEOPED), 18 leitos da Clínica de Saúde Mental, seis salas cirúrgicas e 15 suítes, incluindo uma máster.

Ao todo são em torno de 1.000 colaboradores – 40% destes da equipe de enfermagem – e 400 médicos atuantes no Corpo Clínico em 46 especialidades. Em média, por mês, o HSC Blumenau realiza 3.500 atendimentos no Pronto-Atendimento e 750 internações. Além disso, são feitas em torno de 600 cirurgias.

Nossa História

Ontem

  • Ontem
  • Evolução
  • Hoje

O Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) nasceu de um desafio feito, em 1915, pelo pastor Walter Mummelthey à assembleia do Sínodo Evangélico Santa Catarina e Paraná, de construir um hospital evangélico em Blumenau. Após o desafio aceito, a Comunidade Evangélica cedeu o terreno e uma comissão assumiu a incumbência de arrecadar fundos e fiscalizar a construção, que teve início em fevereiro de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial. Apesar das dificuldades, o Hospital pode ser inaugurado no dia 27 de junho de 1920, contando com 50 leitos divididos em duas alas: uma para homens, e outra destinada as mulheres. A enfermagem era composta por seis diaconisas, as tradicionais "Schwester", chefiadas pela irmã Gertrud Vogt, todas oriundas da Casa Matriz Kaiserswerth, de Wittenberg, Alemanha. Enquanto os trabalhos médicos foram confiados ao Dr. Christian Johnsen.

Evolução

  • Ontem
  • Evolução
  • Hoje

Em 1934, são agregados ao Hospital um pavilhão de isolamento com mais 22 leitos e a infraestrutura necessária para atender pacientes vitimados pela febre tifoide. Em 1937 o HSC Blumenau é outra vez ampliado, com a construção de uma grande ala de três pavimentos, que até hoje constitui o bloco arquitetônico central da Instituição. Outras melhorias e ampliações surgiram no decorrer dos anos, como a instalação dos consultórios médicos, recepção, mais algumas unidades confortáveis de internação e a Unidade de Terapia Intensiva Adulto.

No final da década de 1980, o Hospital Santa Catarina de Blumenau enfrentava a sua maior crise financeira, o que levou a direção a optar pelo descredenciamento do SUS, em 1987. Na época, um movimento nacional pretendia descredenciar todos os hospitais do SUS, mas poucos aderiram. O Hospital não recebia auxílio do governo e, se a direção não tivesse tomado a decisão de "andar pelas próprias pernas", hoje estaria em situação insustentável. Por isso, foram necessárias mudanças profundas. A começar por uma nova forma de administrar, com padrões rígidos e uma visão empresarial que permitiram grandes e constantes investimentos em ampliações físicas, implantação de tecnologias de ponta, treinamento e valorização dos colaboradores. Em seguida, partindo de um diagnóstico e prognóstico para o futuro, foi elaborado e implementado, em 1991, o Plano Diretor do Hospital, com projetos de forma modular e flexível, de acordo com as necessidades, circunstâncias econômicas e políticas. No mesmo ano foi eleita uma nova diretoria, que reoxigenou e proporcionou maior dinâmica às atividades do Hospital, com estratégias específicas de gestão.

As mudanças continuaram e, em 2013, o HSC Blumenau implementou um novo Plano Diretor, resultado do Planejamento Estratégico para os anos de 2013 a 2018.  Inaugurada em abril de 2016, a Unidade C3 foi uma das primeiras grandes obras do Hospital depois de anos. Com 15 suítes, 13 convencionais, 1 de isolamento e 1 máster, a C3 reuniu o que há de mais moderno e humanizado em um infraestrutura hospitalar.

Em abril de 2017, foi a vez de entregar a comunidade um novo Centro de Oncologia – o ONCO HSC -  com mais de 800m². O serviço conta com 12 salas de atendimento individual, 4 consultórios, uma sala de emergência e toda a infraestrutura integrada do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

O ONCO HSC é o único Centro de Oncologia do estado que possui uma sala de Emergência equipada com desfibrilação, foco cirúrgico móvel e monitor cardíaco, além de uma sala para atendimento pediátrico e uma estrutura especializada para terapia assistida (Centro de Infusões).

Hoje

  • Ontem
  • Evolução
  • Hoje

A humanização e a tecnologia aliadas à infraestrutura e aos profissionais qualificados em todas as áreas são itens fundamentais ao HSC Blumenau. E é justamente por isso, que investimentos periódicos são realizados com o objetivo de oferecer o que há de melhor aos nossos clientes, para que se sintam bem durante cada etapa do tratamento. Para o Hospital, a prestação de um atendimento diferenciado é também uma forma de dar atenção aos sentimentos de quem precisa de cuidados especiais.

Mais do que um Hospital, o HSC Blumenau é um complexo de saúde. Na mesma estrutura física, os clientes e seus familiares têm à disposição todos os serviços que compõem um atendimento integral: assistência espiritual, farmácia, nutrição, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. Assim como acesso, sempre que precisarem, ao Bloco Cirúrgico, Pronto-Atendimento, Centro de Terapia Intensiva Adulto: geral e cardiológica, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Centro de Diagnóstico por Imagem, Unidades de Internação, entre outros.

Missão

Cuidar das pessoas, promovendo saúde com segurança, empatia e eficiência.

Visão

Ser reconhecido por prover uma experiência diferenciada no cuidado da saúde.

Valores




  • Ética e Integridade,
  • Qualidade e Segurança no Cuidado,
  • Valorização das Pessoas e das Relações,
  • Sustentabilidade,
  • Inovação,
  • Trabalho em Equipe.

Política de qualidade

“Buscar sempre a satisfação dos clientes, prestando serviços de qualidade, com colaboradores capacitados e comprometidos com a melhoria contínua dos processos e a eficácia do sistema de gestão”

Reconhecimentos e certificações

Desde o início de suas atividades, o Hospital investe na capacitação e bem-estar de seus profissionais, na melhoria de seus processos e na busca por técnicas e métodos de gestão conceituados para oferecer aos seus clientes o que há de melhor em assistência médico-hospitalar. Isso tudo sem se esquecer do seu compromisso com a sociedade e com o meio-ambiente.



  • 10

    JCI

    O HSC Blumenau foi reconhecido como centro de excelência internacional pela Joint Commission International (JCI), o mais importante órgão certificador da qualidade de instituições de saúde no mundo. A adequação dos serviços e infraestruturas para atingir às exigências da JCI iniciou há mais de dois anos no Hospital. A certificação tem validade de três anos e comprova níveis de excelência no atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

  • 1

    ONA

    Desde 2016, o Hospital mantém a certificação da ONA nível 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação aos hospitais com excelência em gestão. Na prática, a ONA 3 significa que a instituição possui uma equipe operacional totalmente alinhada com a segurança do paciente e a qualidade assistencial. A conquista colocou a instituição no seleto grupo dos 6 hospitais do estado de Santa Catarina acreditados ONA 3 e o único no Vale do Itajaí. No país, apenas 178 hospitais possuem ONA nível III.

  • 6

    GPTW

    Apesar de atuar fortemente como consultoria voltada para a gestão do clima  organizacional, o Great Place To Work é reconhecido principalmente pelos rankings  que elegem como as melhores empresas para trabalhar. O Hospital é certificado pelo GPTW  desde 2017, sendo que em 2023 ficou em 1º lugar no ranking dos melhores hospitais do Brasil para se trabalhar.

  • 5

    ANAHP

    Desde 2017, o Hospital compõe o seleto grupo de hospitais da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), como Associado Titular. Um título concedido somente aos hospitais com acreditação nacional em nível de excelência. Dentre os diversos benefícios da relação está o de comparar as práticas, dados e indicadores que mensuram e viabilizam o gerenciamento das Instituições Hospitalares.

  • 3

    Rede Sentinela

    Membro da Rede Sentinela da Vigilância Sanitária desde 2011, o HSC Blumenau atua em parceria com outros serviços de saúde para monitorar e relatar problemas adversos relacionados a produtos, equipamentos e procedimentos. O objetivo é construir em todo o País uma rede de serviços preparada para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde e, assim, garantir melhores produtos no mercado e mais segurança e qualidade para pacientes e profissionais de saúde.

  • 4

    ODS

    O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU. O HSC Blumenau integra o movimento desde 2016 e desde então ajuda a transformar a vida de centenas de pessoas.

  • 11

    Sustentabilidade digital

    Através da assinatura eletrônica nos documentos, o HSC Blumenau preserva árvores e água e evita a emissão de dióxido de carbono (CO2). O selo Gopaperless é disponibilizado pela D4Sign, a maior plataforma de assinatura eletrônica do Brasil.

Responsabilidade Social

Cuidar das pessoas. Esse é o nosso negócio. É isso que nos move. Sabemos que para evoluirmos de forma sustentável é preciso, além das bases internas, juntar esforços, mobilizando governos, setor privado e sociedade civil. E esse é nosso compromisso.

Ao nos abrirmos para o diálogo, estamos olhando para além dos muros da nossa empresa. Trabalhamos não só com os temas materiais do nosso negócio, como também com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que significa que estamos comprometidos com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao longo dos últimos anos, seguimos atuando em várias frentes, e a partir de uma cultura de diálogo e escuta ativa, evoluímos tanto no que fazemos quanto em como fazemos. Sustentabilidade e crescimento são objetivos que andam juntos, e é nesse caminho que estamos seguindo.


Responsabilidade Social