A- A A+

Cinco fatos sobre a dengue

Você já sabe que a dengue é uma doença infecciosa febril transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Egypti infectado, mas quais são os fatos importantes sobre essa condição? 🦟

Em primeiro lugar, é crucial entender que o mosquito da dengue é urbano, e seus ovos são raramente encontrados em áreas de matas. O ciclo de vida do mosquito, da larva até a fase adulta, dura de 7 a 10 dias, enquanto sua expectativa de vida adulta é de 4 a 6 semanas.

De acordo com Dr. Amaury Mielle, o calor e o alto índice de chuvas no verão aceleram a evolução do mosquito entre as fases ovo, larva e adulto, contribuindo para o aumento no número de insetos infectados.

📌 Sinais e sintomas da dengue:

  • Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, durante dois a sete dias.
  • Dor de cabeça.
  • Fraqueza.
  • Dores no corpo e articulações.
  • Dor no fundo dos olhos.
  • Manchas pelo corpo em 50% dos casos.
  • Perda de apetite, náuseas e vômitos.


Em casos de complicação da doença, os sintomas graves mais comuns são: queda acentuada da pressão, dor abdominal constante e hemorragias, como sangramento no nariz ou nos olhos.

“Quando o paciente apresenta qualquer tipo de sangramento, queda de pressão acentuada, dor abdominal constante. Ou quando está vomitando demais e não consegue se hidratar ou, ainda, já apresenta sinais de desidratação. Esse paciente tem que ser internado. Quando as plaquetas começam a cair bem abaixo do limite inferior, você tem que monitorar esse paciente de perto”, acrescenta o médico.

Desde a primeira semana de 2024, conforme a prefeitura de Blumenau, foram confirmados 185 casos de dengue até o momento, com 6 hospitalizações registradas devido à doença. Com 71 focos de dengue, o “Progresso” é o bairro com o maior número de focos de mosquito da dengue.

🦟Cinco fatos sobre a dengue que você precisa saber:

Sintomas de dengue são diferentes em adultos e crianças

Os sinais da doença variam muito de pessoa para pessoa. No entanto, em crianças, a doença pode vir acompanhada de sintomas graves e instantâneos, evoluindo rapidamente para internação hospitalar. Por isso, qualquer comportamento diferente nas crianças, como sonolência ou perda de apetite, deve ser investigado.

Repelentes à base icaridina são mais eficazes para dengue

Os repelentes à base de Icaridina são os mais indicados na luta contra o mosquito da dengue. Além de serem de longa duração, são seguros para crianças e gestantes. Mas, seu uso é contraindicado durante a noite e em áreas cobertas pela roupa, devido ao risco de intoxicação.

O Aedes aegypti é ágil e silencioso

Embora sejam poucos milímetros de diferença, é possível perceber a olho nu que o mosquito da dengue é o dobro de tamanho do mosquito comum. Além disso, enquanto o primeiro possui hábitos diurnos, geralmente no início da manhã e final da tarde, o segundo possui hábitos noturnos, a partir das 18h.

A coloração entre os dois insetos também é diferente: enquanto, o mosquito da dengue é composto por listas pretas e brancas, o mosquito comum é marrom. O Aedes aegypti é ágil, silencioso e sua picada não deixa marcas. 

Não há medicamento para dengue

Saiba, antes de tudo, que não existe um remédio específico para dengue. O paracetamol e a dipirona, por exemplo, auxiliam apenas no alívio dos sintomas.

Converse com o seu médico e informe os medicamentos de uso contínuo. Durante o período da doença, os anti-inflamatórios devem ser suspensos por conta do risco de hemorragia.

Manter o uso de repelentes é essencial, mesmo durante a dengue. Afinal, apesar de não ser uma doença contagiosa, isso evita que o mosquito seja contaminado durante a picada e acabe transmitindo a dengue para os outras pessoas.

Hidratação

A hidratação oral é essencial e deve começar logo nos primeiros sintomas. O recomendado é de 80ml/kg/dia, sendo 1/3 do volume na forma de solução salina isotônica, ou seja, bebidas isotônicas.

Quer saber mais fatos sobre a dengue? Confira outros conteúdos que separamos para você.

Prevenção é o melhor caminho para combater a dengue

Dengue: fatos e curiosidades.

Últimas notícias