Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/storage/a/af/ec/hsc2/public_html/noticias/wp-includes/functions.php on line 6078
Prevenção é o melhor caminho para combater a dengue - Hospital Santa Catarina de Blumenau
A- A A+

Prevenção é o melhor caminho para combater a dengue

O alerta para a prevenção de dengue se intensifica no verão, mas não é só nele que devemos tomar cuidado. No inverno e nas demais estações também há riscos de proliferação do mosquito. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina, os casos de dengue aumentaram 18% em 2016.

Em um balanço divulgado em dezembro de 2016, foram relatados 3.995 casos de dengue autóctones (aqueles com transmissão dentro do estado) durante o ano. O registro foi feito entre janeiro e dezembro de 2016, enquanto em 2015 os dados coletados registraram 3.279 casos.

Foram identificados 6.843 focos (locais onde pode-se proliferar) do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esses focos foram identificados em 137 municípios, segundo o Boletim Epidemiológico, com dados até 17 de dezembro. Nesse mesmo período, em 2015, foram identificados 6.996 focos em 116 municípios.

Blumenau não se encontra entre as cidades apontadas pelo governo do estado como as que apresentam grau preocupante de contaminação e de focos de dengue. Contudo, a prevenção é sempre indicada e nunca é demais. Por isso, confira dicas importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas, mas se o fizer, coloque areia até a borda;

  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

  • Mantenha as lixeiras fechadas;

  • Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

  • Evite plantas que acumulam água, como bromélias;

  • Limpe e trate a água da piscina com cloro uma vez por semana;

  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;

  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo, uma vez por semana;

  • Retire a água acumulada em lajes;

  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue;

E lembre-se que a Prefeitura de Blumenau recebe a denúncia de possíveis focos de Aedes aegypti por meio da Ouvidoria da Saúde. O telefone é o 156, opção 2. Juntos podemos acabar com o mosquito e tornar a nossa cidade um lugar mais seguro e saudável.

 

Últimas notícias