A- A A+

Qual o melhor horário para se exercitar?

Isso vai depender muito do ritmo de vida de cada pessoa. Embora o melhor horário para se exercitar ainda seja bastante investigado, nenhuma grande vantagem foi descoberta até agora. Cada horário tem suas vantagens e desvantagens. Confira algumas dicas para aproveitar o melhor de cada horário, de acordo com a sua disponibilidade. Isso vai depender muito do ritmo de vida de cada pessoa.

• Não é aconselhado fazer exercícios físicos 2 horas antes de dormir. Além da agitação natural pós-exercício, a atividade física diminui o nível de hormônio do sono no organismo, o que dificulta o início do sono e diminui qualidade. Nesse caso, é preferível exercícios de leve ou media intensidade que auxiliam no relaxamento do corpo.

• Os exercícios pela manhã são bem-vindos para aqueles que apresentam mais disposição ao acordar. De manhã o corpo está descansado e a energia está renovada para utilizar na prática esportiva.

• Para as pessoas que trabalham à noite, exercitar-se antes do trabalho é uma ótima opção. Isso as deixará mais alertas e com menos sono.

• Pessoas com trabalho intelectual e emocionalmente estressante devem optar pelos exercícios depois do trabalho. Isso ajuda a relaxar, liberar as tensões e focar em outras coisas, uma espécie de válvula de escape.

• Se acordar cedo é um problema, exercitar-se pela manhã também será. Por isso, o melhor horário nesse caso é aquele de maior satisfação, seja ele de manhã, à tarde ou à noite.

• Trocar a refeição pelo exercício físico ao meio dia não é nada interessante. O melhor é optar por outros horários, mas se não tiver jeito, almoçar – mesmo que rapidamente – é fundamental.

Gostou das dicas? Então, não perca tempo e comece agora mesmo a se exercitar, pois o melhor horário é você quem faz!

Texto: Fabiane Moraes

Últimas notícias