A- A A+

Cirurgia de instalação de próteses de ATM é realizada no HSC Blumenau

O Hospital Santa Catarina de Blumenau realizou, sob o comando do Cirurgião Bucomaxilofacial, Dr. Pablo Leite, uma cirurgia de substituição total da articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca (ATM).

A estrutura temporomandibular é responsável pelo encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. Então, nesse caso, foram instaladas próteses bilaterais customizadas, facilitando a instalação e o funcionamento das mesmas.

Devido a um acidente com fraturas de face aos sete anos, a paciente desenvolveu uma limitação progressiva dos movimentos da mandíbula. Dessa forma, ela apresentava dificuldades na mastigação e respiração, além da anquilose (união óssea) da ATM.

A condição limitava sua abertura bucal e, consequentemente, sua qualidade de vida. Assim, após 45 dias de procedimento, a abertura bucal dobrou de 15 milímetros para 33 milímetros.  A recuperação é indolor e com a melhora significativa da respiração.

Apoio da equipe para substituição da ATM

O procedimento foi realizado no dia 13 de agosto com o apoio do Dr. Walter Cerveira (Cirurgião Bucomaxilofacial), Dra. Beatriz Helena Schmitt (Odontopediatra) e da Dra. Roberta Bendini (Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais).

Além disso, o cirurgião vascular, Dr. Fabrício Zucco, realizou a embolização da artéria para evitar uma hemorragia. Além disso, a atuação multidisciplinar da equipe do HSC Blumenau possibilitou que a cirurgia corresse normalmente, sem intercorrências.

Já a equipe do CTI Adulto prestou suporte na recuperação pós-operatória da paciente, em especial, os médicos intensivistas, Dr. Luiz Baptista, e Dr. Roque Angerami. O Superintendente Médico, Dr. Humerto Tridapalli, em questões técnicas hospitalares.

Últimas notícias