A- A A+

Tudo que você precisa saber sobre o novo coronavírus

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade para todo o mundo. O uso de máscaras, a frequente higienização das mãos, o isolamento social… Tudo isso têm gerado preocupação. Pior ainda, notícias falsas e sem fontes confiáveis têm sido muito compartilhadas por aplicativos de mensagens e redes sociais.

Por isso, convidamos a infectologista do HSC Blumenau, Dra. Fernanda Arns de Castro, para explicar tudo que você precisa saber sobre o novo coronavírus: formas de transmissão, uso de luvas, consumo de Vitamina D, como higienizar as compras do mercado e muito mais. Confira abaixo!

É possível se contaminar por meio do aperto de mão?

A principal transmissão do coronavírus acontece através do contato. Ou seja, ao abraçar, beijar ou apertar as mãos, não higienizá-las e levá-las ao olhos, boca e nariz, pode ocorrer a contaminação.

As maneiras corretas de higienizar as mãos são duas: lavá-las com água e sabão, lembrando de todas as partes da mão, entre elas a palma, o dorso, entre os dedos, a região das unhas, dos dois lados e até os punhos. Ou então, quando estiver fora de casa, utilizar o álcool em gel 70%.

O uso de luvas evita a contaminação pelo coronavírus?

O uso de luvas não interfere na contaminação porque se as mãos não forem higienizadas antes de calçar as luvas, elas continuarão contaminadas. Além disso, a luva possui pequenos poros, entre os quais podem acontecer a transmissão.

Ao utilizar a luva, as mãos devem ser higienizadas antes de calçar e imediatamente após retirar. É importante lembrar que estar de luvas não faz com que você possa coçar o nariz, o olho e a boca justamente porque elas também ficam contaminadas.

Como higienizar as compras após voltar do mercado?

Ao voltar do mercado, é importante higienizar as compras: o que for embalagem plástica, basta passar um pano com álcool 70% ou detergente e água. Já o papelão, recomenda-se deixar fora de casa por dois ou três dias. Após este tempo, o vírus irá morrer e as compras poderão ser colocadas para dentro de casa com tranquilidade.

Porém, com as frutas, é preciso mais cuidado. Elas devem ser deixadas de molho em uma bacia por cinco minutos, em solução com bicarbonato de sódio e água. Na sequência, deve-se higienizar novamente as cascas. Assim, elas estão prontas para ir para geladeira.

A COVID-19 pode ser transmitida por alimentos?

A transmissão do coronavírus através de alimentos não é muito bem estabelecida, mas o vírus não tolera altas temperaturas. Então, alimentos que são completamente cozidos, fritos ou assados não são transmissores da COVID-19. Já os crus, como sushis e sashimis, também não há evidência de que, ao ingerir, haverá contaminação.

Contudo, é preciso cuidar para não tocar no alimento, levar a mão ao nariz ou à boca e fazer a contaminação. Dentro do corpo humano, as enzimas e o próprio suco gástrico fazem a degradação do vírus, sem transmissão.

É seguro comer em restaurantes?

Neste momento em que o comércio e restaurantes foram abertos, é extremamente importante e necessário praticar as medidas de prevenção. Por exemplo, sair somente se necessário, manter distância de outras pessoas (um metro e meio) e higienizar as mãos antes e após as refeições.

Ao chegar em casa, é necessário tomar banho?

Uma das medidas muito eficazes para evitar a contaminação pela COVID-19 é tomar banho ao chegar em casa. Afinal, isso faz com todas as sujeiras da rua sejam eliminadas e seja mais seguro entrar em contato com as pessoas que moram com você.

Os calçados podem ser transmissores?

Os calçados não são transmissores da COVID-19. Porém, ambientes externos pode levar sujidades para dentro de casa. Então, é importante que o seu calçado fique sempre fora de casa, principalmente se você mora com crianças que engatinham e têm grandes chances de fazer contato da boca com o chão.

Ao chegar da rua, o calçado deve ser retirado e guardado em local onde não tenha o contato com o resto da casa. Basicamente, deve-se evitar caminhar de calçado pela casa, não apenas durante a pandemia, mas sempre.

Ao chegar em casa, é necessário lavar a roupa ou colocá-la no sol?

O vírus pode permanecer nas roupas, mas ele dura pouco tempo porque precisa de um hospedeiro para sobreviver. Então, é importante retirar a roupa, deixa-lá estendida no varal ou lavá-la com água e sabão.

O clima quente ajuda a combater o novo coronavíus?

Não temos evidência que a temperatura externa seja uma maneira eficiente no combate ao coronavírus. Ou seja, a transmissão ocorre independente da estação (verão ou inverno).

A Vitamina D protege contra a COVID-19?

Não temos estudos suficientes que comprovem que a Vitamina D é uma maneira importante de proteção contra a COVID-19. Entretanto, ela é extremamente importante para a saúde dos ossos. Então, é importante tomar sol de máscara, sempre bem protegido.

Eventualmente, a suplementação de Vitamina D pode ser orientada por médico. Porém, nada define que isso seja profilático contra o coronavírus.

Existe algum remédio caseiro?

Não existe nenhum remédio específico para o combate do coronavírus, nem os caseiros. Recomenda-se manter uma alimentação saudável, ingerir bastante água e dormir bem. Tudo isso faz com que o corpo humano fique mais saudável para combater infecções.

 O coronavírus deixa sequelas nas pessoas que se recuperam?

Em todas as pessoas recuperadas no mundo até hoje, o coronavírus, fazendo a doença COVID-19, não deixou sequelas. Então, é uma doença que faz lesão pulmonar momentânea e, a partir do momento que o corpo consegue se recuperar, o pulmão volta funcionar como antes.

O que podemos esperar para os próximos meses, com relação à pandemia?

Ainda não há uma data específica para que todos esses cuidados sejam extintos e que a rotina normal volte. A pandemia, nas melhores hipóteses, pode durar ainda de 9 a 12 meses. Por isso, é muito importante não quebrar a vigilância, manter as mãos limpas e o distanciamento social. Por enquanto, festas e shows não devem ser realizados.

 

Últimas notícias