A- A A+

HSC Blumenau completa um século de compromisso com a vida

Em um cenário pandêmico, assim como o que vivemos atualmente, uma história de comprometimento e pioneirismo começou a ser escrita em Blumenau, há um século. Apesar do agravamento da Primeira Guerra Mundial e da gripe espanhola, em 27 de junho de 1920, o Hospital Santa Catarina foi inaugurado pela Comunidade Luterana.

Após um século, a instituição carrega o reconhecimento de ser o único hospital do estado com certificação nacional (ONA Nível III) e internacional (JCI). Através da valiosa contribuição dos blumenauenses, o HSC Blumenau realizou grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia. Além disso, contratou profissionais qualificados e consolidou importantes parcerias.

A caminhada iniciada há muito tempo permite que a instituição ofereça assistência médico-hospitalar diferenciada, com tratamento humanizado e seguro. As adequações constantes de serviços, qualificação das equipes e criação de protocolos garantem ainda mais qualidade no cuidado aos pacientes.

Entretanto, mais do que os reconhecimentos, estruturas físicas e equipamentos, o que move o HSC Blumenau é a vida. Para cada um dos cerca de 1.000 colaboradores da instituição, cuidar vai muito além de entender a dor. Afinal, perceber o que o paciente sente e tratá-lo de forma humanizada é essencial para garantir o seu bem-estar.

Seu primeiro século em um cenário delicado

Neste momento, as comemorações programadas para o primeiro século do HSC Blumenau estariam em seu ponto mais alto. Entretanto, a pandemia da COVID-19 mudou os planos e fez com que a equipe assistencial estivesse no centro de batalha contra um inimigo desconhecido. Assim, permanecem a importância e a essência desta data, mas rodeadas de um cenário desafiador.

Nele, a instituição tem demonstrado a sua essência, sua missão de cuidar das pessoas. Dessa forma, os desafios enfrentados desde o início da trajetória, demonstram como a instituição tornou-se mais forte para enfrentar a pandemia e continuar a sua história. Afinal, ela é construída diariamente por pessoas e para pessoas.

 

Últimas notícias