A- A A+

HSC Blumenau abraça o primeiro Dia Mundial de Segurança do Paciente

Hoje, dia 17 de setembro, comemora-se o primeiro Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano. O objetivo foi trazer o tema como prioridade global de saúde.

Os danos de cuidados não seguros resultam em 2,6 milhões de mortes por ano, a maioria evitáveis, em países de baixa e média renda, segundo a Organização. Portanto, o impacto dos danos é pessoal, social e também econômico.

Assim, os erros mais prejudiciais estão relacionados ao diagnóstico, prescrição e uso de medicamentos. Da mesma forma, os procedimentos de cuidados cirúrgicos não seguros podem causar complicações e até mesmo óbitos.

Apesar disso, o investimento na melhoria da segurança do paciente e na qualidade no atendimento podem levar à economia de recursos financeiros. Afinal, o custo da prevenção é menor do que o custo do tratamento devido a danos à saúde.

Ações do HSC Blumenau para o Dia Mundial de Segurança do Paciente

Para capacitar e treinar os profissionais de saúde da instituição, o HSC Blumenau implementa protocolos e tem estratégias definidas para trabalhar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Elas são estabelecidas pela OMS e incentivadas pela Joint Commisssion International (JCI).

Portanto, abraçando a data e a causa, nesta terça-feira, dia 17, o Restaurante da instituição foi especialmente decorado. Com os balões e plaquinhas alusivas às Metas, o objetivo foi trazer a importância do tema para os colaboradores.

Ainda nesse sentido, em abril deste ano, durante a Semana de Segurança do Paciente, a instituição criou a Liga da Segurança. Uma forma lúdica de trazer as seis Metas para o dia a dia das equipes assistenciais.

Nesse Dia Mundial de Segurança do Paciente, foi produzido um vídeo no HSC Blumenau. Nele, médicos do corpo clínico, juntamente com o Superintendente Médico, Humberto B. Tridapalli, falaram de suas experiências profissionais e formas de praticar a segurança em instituições de saúde. Assim também, houve a participação de uma paciente relatando sua experiência quando internada.

Confira o resultado abaixo!

 

 

Últimas notícias