A- A A+

Cirurgia de reimplante de mão é realizada no HSC Blumenau com sucesso

No último dia 15 de agosto, um procedimento cirúrgico incomum foi realizado no Hospital Santa Catarina de Blumenau. Trata-se de um reimplante de mão, resultado de uma lesão cortante em acidente de trabalho.

A parte do membro amputada do paciente foi reimplantada pelos ortopedistas e especialistas em cirurgia de mão, Dr. Filipe Pimont Berndt e Dr. Gustavo Schweigert.

Dessa forma, o sucesso do procedimento foi possível devido ao curto intervalo entre a amputação e o reimplante do membro. Neste caso, foram três horas até o início do procedimento. Assim somando 4 horas até a restauração do fluxo sanguíneo para a mão.

São grandes as chances de um membro amputado ser reimplantado, mas é preciso agir rápido nos primeiros socorros. Na falta de sangue, o tempo limite para o reimplante é de 8 horas.

O procedimento visa a restauração do movimento dos dedos e a sensibilidade da mão do paciente

Deve-se salientar que, em casos como este, o correto é pegar o membro amputado, envolvê-lo em uma compressa estéril e úmida, como gazes ou panos limpos embebidos em solução fisiológica. Em seguida, colocá-lo em um saco plástico dentro de um recipiente com gelo e seguir imediatamente para o hospital mais próximo.

Caso o condicionamento seja feito de forma incorreta, o procedimento de reimplante pode ser prejudicado e até contraindicado. Portanto, ainda que em emergência, o membro não deve ser colocado em contato direto com o gelo.

A cirurgia de reimplante de mão foi realizada pela primeira vez no HSC Blumenau e pela quarta na cidade. Dessa forma, o procedimento em questão contou com a fixação óssea, reconstrução de 23 tendões, 2 nervos, 2 artérias e 5 veias, visando a restauração do movimento dos dedos e a sensibilidade da mão.

Após a cirurgia, o paciente seguiu internado no Hospital Santo Antônio e recebeu alta na quinta-feira da semana passada, dia 22. Segundo o especialista em cirurgia de mão, Dr. Filipe Pimont Berndt, a reabilitação prevista será de um ano.

Últimas notícias