A- A A+

88% dos celulares em salas cirúrgicas estão contaminados, afirma estudo

Presentes no dia a dia de profissionais das mais variadas atividades, os celulares ou smartphones estão cada vez mais modernos e populares. Dessa forma, eles facilitam, e muito, a vida dos adeptos à tecnologia. No entanto, eles também têm suas contraindicações.

Estudo sobre a contaminação de celulares

Assim, um estudo microbiológico desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco acendeu o alerta. O resultado constatou que 88% dos celulares de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e outros profissionais dentro da sala da cirurgia no momento das operações estavam colonizados por bactérias relacionadas a infecções hospitalares.

A pesquisa avaliou os aparelhos de 50 profissionais que trabalhavam no Bloco Cirúrgico Cardíaco do Hospital Português, em Recife. Dessa forma, foram encontradas bactérias em 44 smartphones.

A Staphylococcus coagulase negativa, da mesma família da bactéria comum nas infecções de ferida operatória de cirurgias cardíacas, foi a mais frequente. Também foram encontradas as bactérias Bacillus subtillis e Micrococcus.

Em nota, a ANVISA orienta os centros de saúde a criar estratégias e ações que alertem as equipes. De forma a adotarem de comportamentos para prevenir transmissão relacionada ao uso dos celulares.

Fonte: Folha de São Paulo – 19/03/2018

Últimas notícias