A- A A+

5 Fatos sobre o AVC que você precisa saber

1º – Durante um AVC, por hora, morrem em torno de 120 milhões de células cerebrais. Portanto, representa um envelhecimento do cérebro de quase 4 anos por hora sem tratamento.

2º – Uma das causas de AVC mais controláveis é a hipertensão arterial, condição que atinge mais de 30 milhões de brasileiros.

3º – Mudanças simples no estilo de vida, como alimentação saudável e praticar atividades físicas poderiam evitar cerca de 80% dos casos de AVC.

4º – Os três primeiros meses são cruciais para a recuperação. O cérebro está pronto para aprender e se adaptar. Sendo assim, conhecida como neuroplasticidade.

5º – Quase metade da população ainda não conhece os sintomas e sinais do AVC.

O que é AVC?

Conhecido como derrame, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de morte no mundo. O AVC é um problema súbito nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Ele é dividido em dois subtipos: isquêmico e hemorrágico. Conforme o Ministério da Saúde, o primeiro é o mais comum e representa 85% dos casos. Por isso, o rápido diagnóstico é um fator decisivo para evitar sequelas e/ou a morte.

A cada 5 minutos uma pessoa morre no Brasil em decorrência da doença, somando mais de 100 mil mortes por ano.

Nesse sentido, veremos duas linhas a serem levadas em conta. A primeira, consiste em fatores variáveis, quando o AVC é causado em decorrência do estilo de vida adotado pelo paciente, como o uso de cigarro, consumo de álcool, sedentarismo, má alimentação e assim por diante.

Na segunda, os fatores que não podem ser alterados, como a condição genética, idade e sexo de cada indivíduo. Desse modo é possível observar algumas questões que possam servir de alerta, como histórico familiar de derrame e até outras doenças que possam levar a um episódio de AVC, como diabetes e hipertensão.

Confira o vídeo do Dr. Guilherme Mendonça:

Como reconhecer um AVC?

Existe bastante informação sobre o assunto, porém os sintomas podem ser muito sutis e facilmente confundidos.

Contudo, é preciso ficar atento aos sintomas. São eles, fraqueza, dormência, paralisia em metade do corpo, tonturas, perda parcial ou total da visão, dificuldades de falar ou entender.

Existem alguns testes simples, que podem ajudar na hora de identificar e agilizar o processo na busca por ajuda médica.

Batizada de SAMU, a série de ações que podem identificar um possível AVC, faz referência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência:

Prevenção

Sabemos que o melhor remédio é a prevenção, mas alguns hábitos podem ajudar a prevenir ou diminuir as chances de um AVC.

Por fim, existem alguns aliados na busca por uma vida mais saudável, como comer bem, praticar exercícios e fazer exames regulares. Além de conhecer os fatores de riscos como colesterol, diabetes e histórico familiar.

Últimas notícias