A- A A+

1º de abril: Dia Nacional da Segurança do Paciente

Nesta segunda-feira, dia 1 de abril, é comemorado Dia Nacional da Segurança do Paciente.  De acordo com a supervisora da Gestão da Qualidade, Karina Paschoal Paris, a data visa conscientizar profissionais de saúde, pacientes e sociedade da necessidade de práticas seguras nos serviços de saúde.

Segundo Karina, a celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a segurança do paciente e dos profissionais. No HSC Blumenau, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e a Gestão da Qualidade já preparam uma semana movimentada.

Entre as ações, destacá-se o lançamento da Liga de Segurança, os novos mascotes da Instituição, apresentados esta semana aos colaboradores. “Serão 7 mascotes, com nomes e atuações distintas dentro do Hospital. Cada um deles terá um papel importante na educação dos colaboradores com relação as metas internacionais de segurança. A Liga irá auxiliar, de uma forma lúdica, na condução dos assuntos mais técnicos e necessários para a segurança dos pacientes”, explica.

Além da apresentação da Liga, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 1 de abril, por meio  de Wallpaper e E-mail Marketing, o NSP e a equipe da Qualidade irão visitar, durante a semana, todos os setores do HSC Blumenau e colocar em prática o Pinball das Metas, um jogo educativo, preparado especialmente para trabalhar as metas internacionais dentro da Instituição.

Metas Internacionais de Segurança:

Meta 1 – Identificar os pacientes corretamente.
Meta 2 – Melhorar a eficácia da Comunicação.
Meta 3 – Melhorar a segurança de medicamentos de alta vigilância.
Meta 4 – Garantir Cirurgia Segura.
Meta 5 – Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde.
Meta 6a – Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de queda.
Meta 6b – Reduzir o risco de lesão por pressão.

Últimas notícias