A- A A+

Quatro perguntas sobre o câncer de próstata respondidas

O Novembro Azul é realizado com o objetivo de frisar a importância de prevenir e diagnosticar precocemente as doenças que atingem a população masculina. A campanha, em alusão ao câncer de próstata, iniciou em 2003, na Austrália.

No Brasil, o câncer de próstata é o câncer com a maior incidência na população masculina. Em 2020, estima-se mais de 65 mil novos casos. Entretanto, grande parte dos pacientes pode ser curado com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Então, é importante que os homens acima de 50 anos procurem o urologista. Já quem possui história familiar ou raça negra deve realizar as avaliações a partir dos 45 anos. Abaixo, o urologista, Dr. Juliano Spada, responde às dúvidas mais frequentes.

  • O que é a próstata e o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga atravessada pela uretra. Dessa forma, sua função é produzir o líquido do esperma com nutrientes para o espermatozoide e também ajudar na continência urinária.

Já o câncer de próstata é uma doença maligna, gerada pela alteração das células da próstata que acomete, com maior frequência, a parte posterior da próstata.

  • Quais os sintomas e fatores de risco?

Os fatores de risco para câncer de próstata estão relacionados com história familiar da doença, raça negra e obesidade. A maioria dos cânceres de próstata são assintomáticos no início, gerando sintomas já em fases mais avançadas da doença.

Dessa forma, os sintomas mais frequentes são obstrução urinária, dificuldade para fazer xixi e dor abdominal no abdômen inferior.

  • Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico do câncer de próstata começa com o exame do PSA, que é a dosagem dessa partícula no sangue, e também o toque retal. A partir disso, tendo suspeita de câncer de próstata, solicita-se a biópsia, onde é retirado alguns fragmentos para análise.

A realização do toque retal também é muito importante. Cerca de 20% dos cânceres de próstata são identificados através do exame físico, quando o PSA está normal. Assim, trata-se de um exame rápido e indolor, que não altera a função masculina do paciente.

  • Em que consiste o tratamento?

O tratamento depende do estadiamento da doença, processo que determina a localização e a extensão do câncer. Dependendo do quadro, o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia ou medicações. Da mesma forma, os tratamentos se intercalam.

Últimas notícias