Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/storage/a/af/ec/hsc2/public_html/noticias/wp-includes/functions.php on line 6078
Problemas na coluna: o resultado das mochilas pesadas? - Hospital Santa Catarina de Blumenau
A- A A+

Problemas na coluna: o resultado das mochilas pesadas?

A infância e adolescência são, antes de mais nada, momentos de desenvolvimento do corpo humano. Fases de mudanças biológicas e fisiológicas que resultam na formação de um ser humano pronto para a vida adulta. Desse modo, por ser uma etapa de formação e desenvolvimento dos músculos, o ideal é prezar por bons hábitos. Controlar o peso das mochilas usadas pelas crianças, por exemplo, é uma forma simples de evitar problemas na coluna.

De acordo com a Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), entre 60% e 70% dos problemas de coluna são causados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos nos primeiros anos de vida. Esses são os frutos do mal-uso das mochilas durante a fase escolar.

Por outro lado, um relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a dor na lombar é a segunda maior causa de idas aos consultórios médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça.

Conforme o Dr. Fabiano Caumo, ortopedista e traumatologista do corpo clínico do HSC de Blumenau:

“A mochila, e os materiais nela condicionados, não podem ultrapassar 10% do peso da criança. Ou seja, uma criança de 40kg pode carregar no máximo uma mochila de 4kg, o mesmo serve para as mochilas de rodinhas”.

Como montar uma mochila ideal, segundo Dr. Fabiano:

  • Dê preferência às mochilas com cinto. Isso irá ajudar a manter a coluna estável.
  • Opte por mochilas de alças largas e estofadas.
  • Leve para a escola apenas os materiais necessários no dia.
  • Coloque os materiais pesados mais próximos às costas.
  • Use sempre as duas alças da mochila nas costas.

E então, pronto para orientar os pequenos sobre o uso correto da mochila? Não deixe de acompanhar a rotina de organização da mochila de seu filho. Afinal, você também faz parte do processo.

Precisa de orientação médica? Entre em contato com o Centro de Ortopedia de Blumenau (COB).


Ilustração. Fundo rosa com  ilustração de uma mochila azul em detalhes em roxo. Na imagem há alguns textos, nos quais se lê: 
"Não ultrapassar o peso de 10% do peso da criança", "Opte por mochilas de alças largas e estofadas", "Escolha mochilas com cinto estabilizador", "Use sempre as duas alças da mochila" e "Insira os matérias pesados próximo às costas"

por João Vitor Borges

Últimas notícias