A- A A+

Por que o silêncio é tão importante em ambientes hospitalares?

O silêncio é sinônimo de tranquilidade e relaxamento, mas quando se trata de um ambiente hospitalar, ele é ainda mais importante. Certamente, aparelhos que emitem sons, como ventilares, monitores cardíacos, interfones, campainhas e telefones estarão presentes em Unidades de Tratamento Intensivas (UTIs), emergências e salas cirúrgicas.

Porém, quando a poluição sonora é proveniente de acompanhantes, enfermeiros, médicos e funcionários, a conscientização precisa ser prioridade. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, o barulho em hospitais não deveria passar dos 30 a 40 decibéis, ou seja, o volume de conversas sussurradas.

Além de ajudar os pacientes, o controle de ruídos também coloca em cheque a gravidade dos riscos ocupacionais que os funcionários estão expostos diariamente, comprometendo não só o desempenho de suas atividades profissionais, mas também a sua qualidade de vida.

Por isso, listamos os principais motivos pelos quais toda a comunidade hospitalar deve contribuir com a prática do silêncio:

  • Contribui para o sono do paciente trazendo paz e quietude

Apesar de os níveis de ruído diminuírem durante a noite, ainda assim o barulho em excesso pode acordar o paciente. Seja este proveniente de conversas entre médicos e enfermeiros ou mesmo de um aparelho celular que toca.

Consequentemente, a qualidade do sono fica comprometida. E a recuperação pode se tornar mais difícil, visto que o sono é um fator essencial. Inclusive, muitas vezes é tratamento de inúmeros problemas de saúde.

  • O silêncio ajuda na recuperação do paciente

A exposição a barulhos excessivos pode causar estresse e desconforto, assim acelerando os batimentos cardíacos e a pressão arterial. E isso pode ser causado por um toque de volume alto do telefone, repetidas vezes.

Dessa forma, a ausência do silêncio pode causar insônia, cansaço e também ansiedade. Além de sintomas auditivos, diminuição da confiança no tratamento médico e alterações de humor.

  • É necessário para que a equipe assistencial concentre-se no trabalho

O silêncio possibilita a maior concentração para todo o corpo clínico e a equipe assistencial. Assim, a tensão e o estresse também são diminuídos quando trabalhamos em um ambiente com pouco ruído.

Com isso, os erros de procedimentos e riscos de acidentes sofrem uma diminuição considerável. O que impacta diretamente no tratamento do paciente, já que o barulho sobrecarrega o cérebro humano.

Para incentivar a prática do silêncio em toda a comunidade hospitalar, a Campanha do Silêncio de 2019 do HSC Blumenau usou uma linguagem leve e lúdica. O tema “As emoções são inevitáveis, o barulho não” trouxe emojis e um título relacionado.

Nas ações realizadas, houve a participação de um mímico, que incentivou os colaboradores a medirem suas emoções por meio de gestos. Além disso, também foram desenvolvidas e distribuídas réguas interativas em todos os setores do hospital.

Confira abaixo algumas fotos da Campanha do Silêncio 2019 no HSC Blumenau:

Últimas notícias