A- A A+

O Câncer de próstata é silencioso, mas não é invisível

Desconfortável, porém indispensável. Um exame simples, rápido e indolor que pode salvar vidas. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção para a realização dos exames que podem diagnosticar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.

O Câncer de próstata é silencioso, mas não é invisível. Quando apresenta sintomas, o câncer já é caracterizado como avançado. Dificuldade para urinar ou urinar muitas vezes durante a noite são alguns dos sintomas.

Os urologistas recomendam que todo homem acima de 50 anos de idade faça anualmente o exame de toque retal e de PSA. Mais conhecido como Antígeno Prostático Específico, o PSA é avaliado por meio de um exame de sangue que aponta alterações na próstata.

Além dos exames anuais, o estilo de vida também pode influenciar na prevenção do câncer de próstata. Hábitos saudáveis como, praticar atividades físicas regularmente, diminuir o consumo de álcool, manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais contribuem na prevenção.

Os exames periódicos são recomendados para todos os homens a partir dos 45 anos de idade ou, para homens com fatores de risco, é recomendado realizar os exames desde os 40 anos. Alguns dos fatores de risco são: ser afrodescendente, ser obeso, possuir histórico familiar ou ter alteração do PSA.

Falta de informação, preconceito e vergonha não podem ser priorizados na hora de cuidar da saúde. Previna-se.

Últimas notícias