A- A A+

FlexDex: HSC Blumenau participa de treinamento do braço mecânico

FlexDex. Esse é o nome da tecnologia que veio para revolucionar a área da saúde. Indicado para cirurgias minimamente invasivas, o FlexDex é um braço mecânico descartável, de uso único para cada cirurgia. Assim, fixado no pulso do cirurgião, ele permite a realização de incisões mais precisas.

Segundo o cirurgião do Hospital Santa Catarina de Blumenau e da Clínica Vidar, Dr. Rinaldo Danesi Pinto, a FlexDex permite ao cirurgião movimentar a ponteira fixada no instrumento para todos os ângulos necessários. Além de fazer a rotação em 360 graus. “Ela oferece para o cirurgião as mesmas funcionalidades que o Robô”, completa.

Além disso, a tecnologia oferece feedback tátil, controle intuitivo e valores muito mais acessíveis. “Isso é fantástico, uma vez que é possível levar essa tecnologia até mesmo para os hospitais que não possuem recursos financeiros suficientes para isso”, completa o médico.

Tecnologia FlexDex chega ao HSC Blumenau

Contudo, a FlexDex exige um conhecimento profundo por parte dos profissionais que vão manusear os equipamentos. Dessa forma, a equipe de cirurgiões da Clínica Vidar, composta de médicos do Corpo Clínico do Hospital, participou do treinamento FlexDex.

Assim, o evento aconteceu entre 09 e 10 de abril, no Hotel Plaza, em Blumenau. Portanto, a equipe é a primeira do estado certificada pela tecnologia, que estará disponível no Hospital nos próximos meses.

Últimas notícias