A- A A+

Defesa Civil promove Julho Laranja

Defesa Civil promove Julho Laranja em conjunto com Hospitais. A prevenção de desastres é o foco do evento, marcado por ações de treinamento. Acima de tudo, capacitar e preparar órgãos públicos e privados, e a população para as mais diversas situações é o objetivo da ação que dura o mês todo.

Este ano a edição será diferente, de quando eram simulados desastres naturais, sendo assim, o foco deste ano serão incêndios de grandes proporções. O GRAC e COMDEC estarão à frente do simulado, em conjunto com hospitais de Blumenau, SAMU, Bombeiros, GMT, Polícia Militar e secretarias municipais.

No dia 9 de julho, das 8h ao meio dia, a Defesa Civil promove Julho Laranja realizando o 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais de Blumenau, que acontece no Hospital Santa Isabel. A instituição será cenário de um incêndio de grandes proporções, que atingirá três alas diferentes.

Participarão como figurantes, 30 profissionais da instituição, que serão encaminhados para as demais unidades de saúde do município. Um moderador estará realizando os contatos via telefone verificando as vagas de leitos disponíveis em cada uma delas.

Vítimas do simulado serão enviadas ao PA do HSC Blumenau, contudo, não foram informados a quantidade, nem em qual momento isso ocorrerá. Aproveitando a oportunidade, o Hospital pretende colocar em exercício o seu plano de atendimento de múltiplas vítimas. Com intuito de detectar possíveis fraquezas e melhorar o processo.

A Importância da Brigada dentro do Hospital

A brigada de incêndios consiste em um grupo de funcionários da empresa. Sendo assim recebem um treinamento e participam de ações de combate de incidentes com fogo promovido pela própria organização.

Dessa forma, é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, além das ações de prevenção.

Segundo relata Rafael Lacerda do Nascimento, técnico de segurança do trabalho e brigadista do HSC Blumenau. “Ela evita que o risco seja alto demais e minimiza possíveis prejuízos com perda de recursos. Além de ajudar a preservar a vida de todos os colaboradores e em especial, no nosso caso, dos nossos pacientes. Com o auxílio desses voluntários, todos na instituição se beneficiam”.

Embora os casos de incêndios em hospitais sejam menores do que na Indústria, quando ocorrem, podem ser mais preocupantes, pela dificuldade de mobilidade e demora de evacuação de muitos pacientes e também pelo fato de estarem ocorrendo possíveis cirurgias no momento da emergência.

A presença da Brigada é algo exigido por lei, certamente, quando analisados as vantagens e a sua importância, munida de profissionais capacitados e prontos para agir, é possível perceber que, o trabalho realizado por estes profissionais é algo essencial.

Rafael ainda reforça, que o trabalho de um brigadista não é fácil e inspira coragem e vontade, pois os profissionais não recebem para desempenhar o papel.

Saiba mais acessando: Hospital Santa Catarina de Blumenau

Últimas notícias