A- A A+

Ações lúdicas marcam a semana da Segurança do Paciente

CertaAconteceu entre os dias 1º e 5 de abril, a Semana da Segurança do Paciente no HSC Blumenau. Dessa forma, a ação é promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Gestão da Qualidade da Instituição.

De acordo com a enfermeira da Qualidade e do Gerenciamento de Riscos, Bernadete Ranoff, a semana contou com a apresentação da Liga da Segurança e um jogo com perguntas e respostas. Além disso, os participantes foram presenteados com mimos.

“A Liga da Segurança é composta por sete super-heróis ligados às metas internacionais de segurança. Assim, com características diferentes, cada um deles tem uma missão na capacitação dos nossos colaboradores”, destaca a enfermeira.

Dessa forma, o Pinball, um jogo que atravessa gerações, foi o recurso utilizado durante a semana para capacitar cerca de 300 colaboradores e médicos, conforme Bernadete.

Portanto, no jogo, as metas eram sorteadas através de bolinhas lançadas por uma alavanca dentro de uma peça de MDF. “Logo após serem lançadas, essas bolinhas deslizavam entre pregos e caiam em uma meta, direcionando os questionamentos. Assim, o jogo continha as seis metas internacionais de segurança e havia diversos questionamentos para cada meta”, destacou.

Porém, para a técnica de enfermagem da Clínica de Diagnóstico por Imagem – Bluimagem, Clécia Andrade Barros, a ação foi fantástica. “Todos na Bluimagem gostaram. A equipe interagiu, aprendeu e se divertiu bastante”, disse.

“Super aprovo essas maneiras interativas de ensinar. É mais fácil de aprender e gravar as informações. Muito mais eficaz do que reunir os colaboradores em uma sala e apresentar conteúdos em slides”, finaliza Clécia.

Liga da Segurança do Paciente

Uma Liga composta por Heróis muito diferentes do que estamos acostumados a ver na televisão. Assim é Liga da Segurança do HSC Blumenau. Portanto, seja alto, baixo, magro, sobrepeso, jovem, idoso, homem ou mulher, tanto faz.

Assim, para a equipe da Comunicação Organizacional do Hospital, todas as pessoas possuem um poder especial. Além disso, podem ajudar a salvar o mundo do seu jeito, independentemente do gênero, raça ou biotipo físico. Ficou curioso? Então, conheça os personagens da Liga da Segurança do Paciente.

Meta 01 – Identificação Correta dos Pacientes

Essa meta será representada pela super-heroína Ligiane, ou Idy como gosta de ser chamada. Aliás, o super-poder da Idy surgiu ainda na adolescência, quando ela começou a perceber a importância de identificar seus objetos para não confundir com os dos colegas. Então, tempos depois ela foi adaptando a ideia a outros contextos e, hoje, é referência no assunto.

Meta 2 – Comunicação Efetiva

Anélia Sales do Carmo Souza Silva. Certamente, com um nome longo desses, não é difícil imaginar de onde surgiu o seu super-poder. Para comunicar o seu nome de maneira efetiva, Anélia recorreu a diversas técnicas para fazer as pessoas confirmarem a informação e atualmente é referência em comunicação clara e objetiva. Dessa forma, Anélia vai nos ajudar a garantir a segurança do paciente.

Meta 3 – Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância

Inteligente, diplomático e extremamente prudente, Marco Victor tem aversão a riscos e não investe em nada que lhe pareça inseguro. Farmacêutico, ele é criterioso também na profissão. Por isso, chama a atenção para a Cadeia Medicamentosa e os medicamentos de Alta Vigilância. Assim, ele será nosso conselheiro na Meta 3.

Meta 4 – Cirurgia Segura

Um cara muito gente boa, que adora bater papo e trabalha como técnico de enfermagem. Esse é o Antônio, o cara das listas. Ele já viveu situações inusitadas na vida por conta da sua falta de memória. Porém, hoje, com o checklist, ele lembra de absolutamente tudo. Então, esse é o seu super-poder. Antônio vai nos ajudar a garantir a segurança do paciente.

Meta 5 – Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde

Esta é a Higiane, a Higi. Uma moça super bem informada que sabe tudo sobre vírus e bactérias. Sua paixão pelo assunto surgiu na aula de ciências ainda nas séries iniciais. Desde então, ela pesquisa muito e pega legal no pé dos colaboradores, pacientes e familiares para higienizar as mãos.

Meta 6 – Prevenção do Risco de Quedas

Enfermeiro aposentado, Caio Firmino é um senhor bem-humorado e que sempre levou jeito para cuidar das pessoas. Além da sua piada “Caio, mas me levanto”, ele também é lembrado pelos colegas de profissão por identificar os riscos de queda melhor do que ninguém. Portanto, esse é o super-poder do Caio.

Meta 6 – Prevenção do Risco de Lesão por Pressão

Essa é a Dona Maria Lesir ou Vovó Lesir. Sua especialidade? Certamente, um bolinho de chuva que dispensa apresentações. Contudo, não é só de bolinho que vive a Dona Lesir. Além disso, ela também gosta de contar histórias e já nos contou que sabe tudo sobre Lesão por Pressão. Assim, Dona Lesir irá nos ajudar a garantir a segurança do paciente.

Últimas notícias