Câncer de Melanoma

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É um dos tipos mais graves, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer dependente do estágio em que é diagnosticado. Porém, nos últimos anos, foi um dos tipos de neoplasias que mais se beneficiou de novas estratégias de tratamento, tanto da imunoterapia, ipilimumab (anti CTLA-4), nivolumab e pembrolizumab (anti PD-1), por exemplo, como as terapias alvo anti BRAF/MEK (dabrafenib/trametinib, vemurafenib/cobimetinib).

As indicações são tanto para tumores avançados quanto para estágios iniciais da doença. Mesmo em pacientes com doença metastática, com as medicações mais novas, existe a perspectiva de respostas completas. As informações contidas, neste portal, não substituem a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.

Agende sua
consulta
whatsapp