Como a Tomografia pode contribuir para o diagnóstico da COVID-19

Em meio à pandemia, a Tomografia Computadorizada (TC) do tórax (pulmão) tem se mostrado fundamental para direcionar a conduta médica no tratamento e diagnóstico da COVID-19. Trata-se de uma técnica de imagem que permite visualizar cortes em três dimensões (3D) da anatomia humana.

Através dela, é possível realizar o exame com maior controle das doses de radiação e menor 09tempo. A TC também é indicada para detecção e controle de doenças infecciosas. Assim, em conjunto com outros fatores, ela pode ser utilizada para a detecção precoce da COVID-19.

Benefícios da Tomografia para o diagnóstico da COVID-19

Os resultados da Tomografia demonstram imagens típicas da doença, o que auxilia o médico enquanto não há a confirmação definitiva do diagnóstico pelo exame laboratorial. 

Diante dos benefícios dos exames de imagem para o diagnóstico da COVID-19, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) criou uma plataforma para publicar casos confirmados da doença. Dessa forma, a contribuição da Bluimagem foi uma das primeiras do país.

É importante lembrar que uma Tomografia Computadorizada normal do tórax não confirma que uma pessoa não esteja infectada. Assim como um resultado anormal não é específico e preciso para o diagnóstico. Por isso, o CBR não recomenda que a TC seja utilizada como método único de triagem, sendo o diagnóstico dependente também dos achados clínicos e de laboratório.

Segurança na realização de exames de imagem

Desde o início da pandemia, a Bluimagem estabeleceu medidas de segurança para evitar a contaminação pela COVID-19. Entre elas, o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool 70% e o distanciamento entre pessoas.

Além disso, na recepção acontece a triagem, com a medição de febre. Nos guichês de atendimento, foram instalados vidros e a limpeza dos ambientes foi intensificada. A desinfecção dos aparelhos de diagnóstico é feita após cada exame, com produtos que evitam a disseminação do vírus.

Últimas Notícias
29 de novembro de 2021

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

5 de julho de 2021

Tomografia X Ressonância: quais as diferenças entre os exames?

11 de março de 2021

7 hábitos para aderir e melhorar a saúde e o bem-estar

26 de fevereiro de 2021

Programa de Residência Médica forma novos radiologistas