A- A A+

Vamos falar de sarampo?

Conhecido como uma doença infecciosa grave, o sarampo é causado por vírus e pode ser fatal. Sua transmissão acontece pelo ar, ou seja, através da saliva, durante a tosse, o espirro e a fala.

Aqui no Brasil, a vacinação contra o sarampo começou em 1960, e a primeira campanha em massa foi lançada em 1974.

Em 2016, o Brasil ganhou o certificado de erradicação do sarampo, concedido pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS). Porém, em 2019, registrou um caso de sarampo contraído dentro do país, o que o fez perder o certificado.

Sintomas

Os primeiros sintomas são febre alta e manchas avermelhadas na pele. Eles costumam aparecer nos 5 primeiros dias do contágio. Por isso, com crianças abaixo de 5 anos é preciso redobrar a atenção.

A doença pode apresentar ainda:

  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Assim como a Dengue, o Sarampo não possui um tratamento específico. Com isso, as medicações utilizadas servem apenas para amenizar o desconforto.

O ideal, conforme Dra. Fernanda Arns, em caso de suspeita, é procurar orientação médica. Por mais simples que pareçam os sintomas, a automedicação pode ser prejudicial e agravar o quadro.

Como prevenir o sarampo

A forma de prevenção mais eficiente é a vacinação. Os critérios de indicação da vacina são analisados constantemente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

É importante lembrar que, não há riscos para a saúde fazer mais de uma dose da vacina. Por isso, em caso de dúvida, o mais seguro é repetir a imunização.

Quem deve se vacinar contra o sarampo

  • Crianças de 6 meses a 4 anos;
  • Adultos de até 29 anos, com apenas uma dose, devem tomar a segunda dose da vacina;
  • Adultos de 30 a 59 anos é necessário apenas uma dose da vacina.

Em gestantes, a vacina do sarampo é CONTRA-INDICADA, pois pode ocasionar parto prematuro.

Desse modo, recomenda-se que as mulheres que planejam ter filhos, tomem todas as vacinas pendentes antes de engravidar. Afinal, é comum a imunidade ficar mais baixa na gestação.  

De acordo com a Dra. Fernanda Arns, em adultos a consequência está sempre relacionada à pneumonia. Já nas crianças os efeitos podem ser pneumonia, otite, encefalite aguda ou em casos mais graves a morte.

Curiosidades sobre o sarampo

Uma pessoa infectada consegue transmitir o vírus para 90% das pessoas, não vacinadas, ao seu redor. Ou seja, 9 entre 10 pessoas que tiveram contato com o vírus, vão contrair o sarampo.

Entretanto, é possível contrair a doença apenas uma vez. Isso porque após o primeiro contato com o vírus, a pessoa já adquiri imunidade, ao contrário da COVID-19, que não deixa rastro no sistema imune da pessoa infectada.

Saiba mais em Dúvidas sobre o Sarampo

Últimas notícias