A- A A+

Setembro Amarelo: Fique atento aos sinais de suicídio!

O suicídio é uma questão de saúde pública. Por isso, não há mais espaço para tabus e estigmas. Saber identificar os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser o primeiro passo para prevenir.

Apesar de ser uma questão complexa, os suicídios são evitáveis. Dessa forma, para sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema, em 2015 surgiu o movimento Setembro Amarelo.

Números de suicídio no país e no mundo

Diariamente, o suicídio afeta milhares de famílias e comunidades. Somente no Brasil, em 2016, foram registradas 11.433 mortes por suicídio. Portanto, uma média de 31 casos por dia, uma morte a cada 45 minutos, aproximadamente.

Contudo, a questão é ainda mais preocupante do que parece. Para cada suicídio, pelo menos cinco ou seis pessoas em volta são afetadas. Essas são informações da Associação Brasileira de Prevenção ao Suicídio (ABEPS).

Sinais para prestar atenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Dessa forma, a maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais.

Os sinais de alerta nem sempre são óbvios e podem variar.  Porém, quando identificados, deve-se procurar ou incentivar o atendimento médico. Como também, acolher e ouvir a pessoa, sem julgamentos.  Fique atento:

  • Falar em suicídio;
  • Ausência ou abandono de planos futuros, desesperança;
  • Isolar-se do contato social;
  • Apresentar mudanças de humor;
  • Sentir-se preso ou sem esperança sobre uma situação;
  • Demonstrar alterações de “personalidade”;
  • Aumento ou mudança do padrão do uso de álcool ou drogas;
  • Mudança importante da rotina;
  • Fazer coisas arriscadas ou autodestrutivas;
  • Dizer adeus às pessoas como se não fosse vê-las novamente.

Prevenção e tabus

O estigma e tabus em torno de temas de saúde mental dificulta o diagnóstico. A principal causa do suicídio é justamente a depressão, seguida do transtorno bipolar e o abuso de substâncias.

Por isso, a pessoa que opta por não procurar ajuda médica pode ser tratada de forma inadequada. Ou, até mesmo, não ser tratada de maneira alguma. Portanto, aumentando o tabu e diminuindo o debate sobre o tema.

HSC Blumenau apoia o Setembro Amarelo

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade e trazer o tema para o ambiente de trabalho, o HSC Blumenau produziu camisetas em apoio ao Setembro Amarelo. Neste mês, os colaboradores que a adquiriram poderão usá-la nas terças e sextas-feiras.

Assim, na terça-feira, dia 10, comemorou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Portanto, também foi o Dia D, no HSC Blumenau. Às 10h, em frente ao Pronto Atendimento, foi realizada a tradicional foto dos colaboradores com as camisetas.

Além disso, no dia 23 de setembro, às 14h, será realizada uma palestra no auditório Dr. Anton Hafner, com a médica residente em psiquiatra, Dra. Carolina Scholz. O tema será “Setembro Amarelo: fique atento aos sinais” e a ação é voltada somente para colaboradores da instituição.

 

 

 

Últimas notícias