A- A A+

Novembro Roxo celebra o Dia Mundial da Prematuridade

A prematuridade é um tema global e neste mês, abraçado pelo movimento roxo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano no mundo, mais de 30 milhões de bebês nascem prematuros.

No Brasil, um a cada 10 bebês nascem prematuros. Dessa forma, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa do país é de 11,5%, quase o dobro da observada em países desenvolvidos.

Então, para chamar a atenção sobre o grande número de partos prematuros e como preveni-los, em novembro são realizadas ações de sensibilização sobre o tema. Inclusive, no último domingo, dia 17, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade.

Assim, em referência ao movimento pelos pequeninos, o HSC Blumenau preparou especialmente este conteúdo. Dessa forma, também foram realizadas ações internas para informar e conscientizar sobre o movimento Novembro Roxo e a prematuridade.

O que é a prematuridade?

Segundo o site Prematuridade.com, são considerados bebês prematuros aqueles que nascem após 20 semanas de gestação e antes das 37 semanas completas.

É importante lembrar que gêmeos e trigêmeos têm grandes chances de nascerem antes das 37 semanas previstas. Justamente porque os bebês ocupam mais espaço no útero, estimulando as contrações.

Quais as classificações?

Por volta de 17 semanas, os órgãos já estão completos, mas pouco desenvolvidos. Por isso, as semanas seguintes são decisivas para verificar a gravidade e complexidade da prematuridade do bebê.

Basicamente, o tempo de gestação e o estágio de desenvolvimento intrauterino permitem determinar o grau de prematuridade. Portanto, quanto maior a idade gestacional do nascimento, menor o risco de apresentar complicações de saúde.

Quanto à idade gestacional:

  • Nascido entre 37 e 38 semanas: Prematuro Limítrofe;
  • Nascido entre 31 e 36 semanas Prematuro Moderado;
  • Nascido entre 24 e 30 semanas: Prematuro Extremo;

Quanto ao peso:

  • Menos de 2 kg: Baixo peso;
  • Menos de 1,5 kg: Muito baixo peso;
  • Menos de 1 kg: Extremo baixo peso;

Juntos, estes fatores determinarão o tratamento médico adequado e a estimativa de pelo qual o recém-nascido poderá passar. Além disso, determinarão e o tempo de internação necessário na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Como prevenir o parto prematuro?

Majoritariamente, o parto prematuro pode ser prevenido com um pré-natal adequado. Dessa forma, a identificação de complicações por parte da mãe, que podem desencadear o parto prematuro, deve ser feita durante as consultas.

Os fatores de risco incluem pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, infecções durante a gravidez e idade da gestante superior a 35 anos. Porém, se a bolsa romper e a idade gestacional for acima de 34 semanas, é indicado seguir com o parto.

Quais as possíveis consequências para a criança?

Um estudo realizado pela Prematuridade.com, mostrou que 12,4% dos prematuros ficaram com sequelas. Entre elas, a dificuldade motora é a mais comum, com 40,1% dos casos. As mais citadas foram paralisia cerebral e atraso no andar.

Em seguida, aparecem os problemas respiratórios com 34,4%. Os dados foram compartilhados por três mil pais, familiares e amigos de bebês que nasceram prematuros no Brasil, entre outubro de 2016 e junho de 2019.

Por que Novembro Roxo?

Segundo a ONG, o roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos prematuros. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança, transformação.

De que forma o HSC Blumenau comemorou o Dia Mundial da Prematuridade?

Nesta segunda-feira, dia 18, o HSC Blumenau promoveu uma homenagem especial para os bebês prematuros internados na UTI NEO da instituição. Assim, os leitos dos pequenos foram decorados com balões na cor roxa.

Na ação, eles foram presenteados com fantasias de lutadores, com direito a luvas, shorts e cinturão personalizados. Além disso, os papais dos pequenos pacientes receberam chaveirinho de saco de pancada.

Os materiais foram desenvolvidos manualmente em crochê roxo, fazendo referência ao mote do Novembro Roxo desenvolvido pela instituição: “Lute como um prematuro”. No total, foram homenageados cinco bebês prematuros.

Últimas notícias