A- A A+

Novembro Azul: O câncer de próstata é silencioso, mas não é invisível

Com o objetivo de abraçar a campanha Novembro Azul, o HSC Blumenau iluminou as fachadas laterais da instituição. A ação busca reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados, para este ano, 68.220 novos casos da doença. Ela é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, somente atrás do câncer de pele não melanoma.

Assim, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente três milhões vivem com a doença. A fonte dos dados é o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017).

Diante destes dados, o HSC Blumenau trouxe o mote “O câncer de próstata é silencioso, mas não é invisível”. Em mais uma campanha do mês azul, o objetivo é incentivar os homens a cuidarem da saúde diária e integralmente.

Exames da próstata

Apesar de efetivas mudanças nos últimos anos, por meio dos dados apresentados, é possível concluir que o exame de toque retal ainda afasta os homens. Por isso, a necessidade de debater e desmistificar o procedimento.

Os exames da próstata incluem a avaliação de risco pelo urologista, toque retal e dosagem de PSA. Porém, o diagnóstico é feito através da biópsia. Ou seja, a retirada e análise de fragmentos da glândula.

O PSA (antígeno prostático específico) é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico do câncer de próstata. Entretanto, de forma isolada, o PSA elevado não significa necessariamente a incidência do câncer. Daí a necessidade do toque retal.

Cuidados com a saúde masculina

Grande parte dos casos de câncer podem ser prevenidos com medidas simples. Entre elas, a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Efetivamente, o início os exames de rastreamento de câncer da próstata devem iniciar aos 50 anos. Contudo, negros, obesos mórbidos ou homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Além disso, a recomendação é manter uma alimentação saudável e equilibrada, manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas. Dessa forma, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Porém, todo cuidado é pouco. Na fase inicial, o câncer de próstata tem a evolução silenciosa e pode, muitas vezes, passar despercebido. Por isso, é preciso manter-se atento à saúde como um todo, assim como os sinais que o corpo dá.

Últimas notícias