A- A A+

Mitos populares sobre saúde

Todo mundo cresce ouvindo várias dicas sobre saúde, mas até que ponto essas dicas são realmente efetivas? Crenças que você ouvia de seus pais, tios avós, mas que nunca parou para pesquisar ou se informar se realmente eram verdadeiras. Será que tomar bebida gelada causa dor de garganta? Dormir logo após as refeições causa indigestão? Isso tudo você descobre agora:

1 – Bebida Gelada causa dor de garganta.

Mito! Tomar bebidas geladas ou sorvete, não causa dor de garganta. O que acontece é que há pessoas que possuem problemas de origem alérgica relacionados ao frio. Ingerir algo gelado não vai simplesmente causa dor de garganta, mas pode contribuir na piora da dor caso já exista algum problema na garganta.

2 – Dormir logo após as refeições causa indigestão.

Mito! O indicado para ter uma boa digestão é que a pessoa após comer, evite fazer atividades para que o corpo possa se empenhar no processo digestivo. Por isso, evite deitar depois de uma alimentação em maior volume, pois pode aumentar o risco de refluxo gástrico.

3 – Água com açúcar acalma os nervos.

Mito! O açúcar no nosso corpo se transforma em energia, sem nenhum efeito sedativo. A sensação de calma após beber água com açúcar pode funcionar para algumas pessoas por fatores psicológicos. Na hora de tentar acalmar uma pessoa ofereça um chá de camomila ou erva-cidreira, esses possuem um leve efeito calmante.

4 – É preciso dormir 8 horas por noite.

Mito! Já comentamos aqui (link do post) que cada pessoa tem seu próprio tempo ideal de sono. A quantidade de horas de sono necessária vai variar de acordo com a idade, com o cansaço físico e mental e até com a genética de cada indivíduo. A qualidade do sono é mais importante que a quantidade de horas dormidas.

Em caso de dúvidas sobre essas e outras crenças a respeito de dicas de saúde, entre em contato com seu médico.

Últimas notícias