A- A A+

Mitos e Verdades sobre a Catapora

Manchas vermelhas, bolhas pelo corpo, coceira, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Esses são os principais sintomas da Catapora, também conhecida como Varicela. Apesar de ser uma doença muito conhecida, ainda existem dúvidas sobre o que é mito ou verdade. Por isso, desvendamos algumas dúvidas sobre uma das infecções mais comuns da infância:

Quem teve catapora pode desenvolver Herpes-Zóster.

Verdade! Após a pessoa contrair e se curar da catapora, o vírus continua no corpo do indivíduo. Assim, futuramente, devido a uma queda na imunidade o vírus pode ser reativado causando o Herpes-Zóster.

Todas as lesões na pele deixam cicatrizes.

Mito! Geralmente as marcas somem com o tempo, mas se coçar as lesões ou ficar exposta ao sol, elas podem deixar cicatrizes.

É possível contrair a doença mais de uma vez.

Verdade! Em raras ocasiões uma pessoa que já teve a doença pode não ficar imune, e assim, ter catapora novamente.

É a partir do momento que as feridas começam a “secar” que a catapora é mais transmitida.

Mito! A fase de transmissão se dá um a dois dias antes do surgimento das lesões até o momento em que as bolhas se rompem.

A Catapora e, consequentemente, o Herpes-Zóster podem ser evitados através da vacinação, que faz parte do calendário vacinal infantil, disponível na rede pública de saúde. Para adultos que não tiveram a doença, a vacina está disponível na rede privada. Qualquer dúvida agende uma consulta com um médico especialista em infectologia.

Últimas notícias