A- A A+

Mitos e Verdades: Alergias Respiratórias

Alergias respiratórias. Caso você não tenha, com certeza conhece alguém que sofre com elas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 400 milhões de pessoas sofrem de rinite e outras 300 milhões de bronquite ou asma.

Assim, acredita-se que vários fatores ambientais influenciam o desenvolvimento dessas doenças respiratórias e a expectativa é de que as duas doenças, principais manifestações das alergias respiratórias, continuem aparecendo em indivíduos geneticamente suscetíveis. Mesmo assim, algumas informações ainda são pouco difundidas sobre o assunto. Conheça algumas delas.

1 – RINITE E ASMA SÃO A MESMA DOENÇA

Mito! Rinite é a inflamação das vias aéreas superiores (nariz). Assim, ela provoca espirros, secreção, obstrução nasal, coceira e lacrimejamento. Já a asma é a inflamação das vias aéreas inferiores (brônquios). Ela se manifesta sob a forma de chiado, aperto no peito, falta de ar e tosse.

2 – HÁ VÁRIOS CULPADOS DAS ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

Verdade! As alergias respiratórias resultam da soma de fatores genéticos e ambientais. Porém, altos índices de poluição, sedentarismo e menor permanência ao ar livre são fatores que ajudam a desenvolver essas doenças.

3 – O FRIO PROVOCA MAIS CRISES

Verdade! O clima frio irrita ainda mais o sistema respiratório dos alérgicos. Além disso, ficamos ainda mais em ambientes fechados. As gripes e infecções virais também agravam os sintomas.

Últimas notícias