A- A A+

Mantenha a sua saúde sempre em dia

Em 2019 nada de deixar a sua saúde de lado. É fato que o nosso corpo precisa de cuidados específicos em cada fase da vida. Por isso não é a toa que, quando crianças, vamos ao médico pediatra com muita frequência. Quando crescemos é aquela coisa, esquecemos de dar a devida atenção à saúde. De acordo com o Dr. Luiz Renato Faoro, gastroenterologista do HSC Blumenau, existem exames de laboratório e de diagnóstico por imagem próprios para cada faixa etária.

“Dar atenção para a saúde é mais que primordial. É através de exames que é possível prevenir ou fazer diagnósticos precoces de doenças. Além disso, fazer uma boa avaliação com um médico clínico, uma vez por ano, principalmente as pessoas que já passaram dos 40 anos, é essencial”, aponta Dr. Faoro.

Então, para facilitar a sua vida, confira alguns dos exames mais indicados:

MULHERES:

Papanicolau ou preventivo ginecológico

O exame verifica infecções, alterações nas células do colo do útero e infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. O objetivo é prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero e deve ser feito, uma vez por ano, depois do início da atividade sexual.

Ultrassom transvaginal

Serve para detectar doenças ginecológicas, como cistos no ovário, miomas e tumores. O exame é indicado anualmente, depois do início da atividade sexual.

Mamografia

Avalia as mamas a fim de detectar alterações, como o câncer. O exame deve ser feito pela primeira vez entre 35 e 40 anos. Após os 40 anos, o recomendado é que seja feito uma vez por ano.

HOMENS:

Próstata

Esse exame pode ser feito de três formas: toque retal, ultrassonografia transretal e de sangue, o PSA (antígeno prostático específico). A partir dos 40, pelo menos, o toque retal e o PSA devem ser feitos anualmente, pois o risco de ter câncer de próstata aumenta com a idade.

HOMENS E MULHERES:

Ureia e creatina

Têm a finalidade de avaliar a função dos rins e detectar possíveis alterações. A partir dos 30 anos, precisa ser realizado anualmente.

Colesterol e triglicérides

O exame mede o nível de colesterol e de triglicérides no sangue e a partir dos 30 anos deve ser feito uma vez por ano. No entanto, dependendo de fatores de risco, como obesidade ou histórico familiar, o espaço de tempo para a realização de um novo exame é menor.

Glicemia de jejum

Previne e detecta o diabetes. O exame deve ser realizado anualmente em pessoas acima de 20 anos.

Sorologia

Os exames sorológicos verificam a existência de anticorpos ou determinados vírus no sangue, como hepatite B e C, HIV, toxoplasmose, mononucleose e citomegalovírus. Todos esses exames precisam ser feitos a cada ano, após os 20 anos ou a partir do início da atividade sexual.

Raio X de tórax

Detecta câncer de pulmão, tuberculose, fibrose pulmonar e enfisema pulmonar. A partir dos 40 anos é indicado fazer uma vez por ano, tanto para fumantes ou não fumantes.

Teste ergométrico ou de esforço

O exame mede a capacidade cardíaca e possíveis doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, por meio de exercícios físicos na esteira ou na bicicleta ergométrica. É indicado fazer anualmente, a partir dos 40 anos.

Últimas notícias