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Cinco maneiras de controlar a ansiedade

Por Fabiane Moraes

Agitação. Nervosismo. Dificuldade para se concentrar. Irritabilidade. Cansaço. Isso tudo pode ser sinal de ansiedade. Um mal que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta ou já afetou 23% dos brasileiros. E a maioria das pessoas, ainda bem, sofre da ansiedade rotineira, aquela que pode ser controlada com mudanças simples de comportamento.

Arrume um tempo para você – Ajudar as outras pessoas faz muito bem para saúde. Só que se sobrecarregar, não! Então, controle-se. Esteja à disposição para ajudar as outras pessoas, mas saiba dizer “Não” quando for necessário. Deixe um tempo só para você e dedique-as as atividades que lhe dão prazer.

Organize-se – Essa dica é fundamental. Crie listas de afazeres semanais, sempre deixando um espaço para os imprevistos. Quando você está mais organizado, as coisas tendem a fluir mais. Experimente!

Converse com os amigos – Um bom papo é sempre agradável. Marque almoços, jantares e cafés com os amigos. Pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver problemas de saúde.

Foque – Fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo tende a te deixar mais ansioso, então, acalme-se. Foque primeiro nas prioridades e deixe o dia e as coisas fluírem. Uma coisa por vez, ok?

Sorria mais – Se existe um remédio natural para controlar a ansiedade e melhorar a qualidade de vida, esse remédio é o sorriso. Sorria mais. A vida fica mais leve.

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