A- A A+

Infecção do ouvido: Recomendações para evitar a otite

Basicamente, toda infecção do ouvido é chamada de otite. Entretanto, no caso da otite externa, essa infecção acontece na pele do canal auditivo e é, geralmente, causada por bactérias. Assim, ela pode afetar toda a região, ou, de maneira isolada, apresentar-se apenas na forma de furúnculo ou espinha.

Já a otite média é resultado de uma complicação do resfriado comum ou de alergias. Assim, está relacionada com infecções de vias aéreas superiores e é solucionada com maior complicação que a otite externa. Portanto, é mais comum no inverno, segundo o otorrinolaringologista do HSC Blumenau, Dr. Carlos Naconecy de Souza.

Causas

Infelizmente, pessoas com alergias, psoríase, eczema ou dermatite saborreica têm maior propensão à otite externa. Porém, o uso de cotonetes para limpar o canal auditivo, que é porta de entrada de bactérias, também aumenta as chances de desenvolver a doença.

Da mesma forma, o uso de tampões auriculares e aparelhos auditivos podem gerar infecções bacterianas. Sobretudo quando não limpos ou secos corretamente, levando em conta sua umidade e calor. Assim, a otite externa é comum em quem pratica natação, sendo conhecida como ouvido de nadador.

Sintomas                                 

Os sintomas da otite externa incluem dor forte, febre e secreção local, com odor desagradável. Além disso, o canal auditivo pode inchar e se fechar. Assim, ele fica sensível e dói quando se puxa o ouvido. Dessa forma, a audição fica prejudicada, apresentando grande diminuição.

Contudo, no caso da otite média, acontece a maior produção de muco. Assim, há o acúmulo de líquido e o tímpano inchado, arqueado e avermelhado. Além da dor e da pressão no ouvido, há o inchaço das mucosas do nariz.

Diagnóstico da otite 

Resumidamente, o diagnóstico médico se baseia no levantamento dos sintomas. Também é necessário o exame do canal auricular. Dessa forma, são usados aparelhos específicos, como o otoscópio e o microscópio. Assim, a pele do canal deve mostrar-se vermelha e inflamada, coberta de pus e resíduos.

Tratamento

Há cura para a otite e diversas vezes ela é identificada facilmente através de um tratamento clínico simples. Assim, pode ser necessário o uso de antibióticos, analgésicos e/ou anti-inflamatórios. Além de manter a orelha seca, no caso da otite externa, medicamentos em forma de gotas são indicados.

Recomendações

  1. Procure atendimento médico sempre que tiver dor de ouvido. Dessa forma, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir complicações;
  2. Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
  3. Proteja o ouvido contra a entrada de água quando mergulha ou nada;
  4. Portanto, evite o uso de cotonetes, mas, se for o caso, use-o suavemente. Eles podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
  5. Limpe, com frequência, as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados. Assim, evita-se que o catarro se acumule no nariz e na garganta.

 

Últimas notícias