A- A A+

Enfermeira do HSC Blumenau participa de Conferência Internacional

A área da saúde é uma das áreas mais complexas que existe. Todos os dias surgem novos tratamentos, técnicas cirúrgicas e pesquisas que demonstram a melhor forma de atender o paciente. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Enfermeira do HSC Blumenau em Congresso Internacional

Essa velocidade com que o mundo se transforma exige dos profissionais, especialmente dessa área, atualização constante. De acordo com a enfermeira do Centro Cirúrgico do HSC Blumenau, Isabela Vanolli Esser, o conhecimento é vital na área da saúde. Por isso, ela decidiu participar da AORN – Global Surgical Conference & Expo. “É um dos eventos mais importantes da área para enfermeiros perioperatórios”, destaca.

A Conferência foi realizada no Ernest N. Morial Convention Center, na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos. Com o tema “Embrace Action: Mind, Body & Spirit”, ela aconteceu entre os dias 24 e 28 de março. Em português, “Abraçar a ação: mente, corpo e espírito”.

Assim, um dos assuntos abordados foi “avaliando o Bioburden na Sala Cirúrgica”. Dessa forma, revelou-se que 14% das infecções hospitalares adquiridas no período pós-operatório de 30 dias estão relacionadas à exposição bacteriana intraoperatória. “O estudo tinha como objetivo determinar a carga biológica relativa no final dos procedimentos, entre os procedimentos e após a limpeza terminal. Assim apontando que, apesar da limpeza das salas cirúrgicas, elas ainda apresentavam em alta carga biológica nas superfícies”, explica a enfermeira.

Isabela destaca ainda que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças Americanos recomendam que os hospitais garantam a conformidade da equipe de limpeza com os procedimentos de limpeza e desinfecção. “No entanto, não deixam claro quais estratégias são ideais para o monitoramento da limpeza. Portanto, nem como esse monitoramento deve ser realizado”, completa.

Assuntos abordados na AORN

Além disso, diversos outros assuntos estiveram em pauta. Por exemplo, “Comemore a Enfermagem Perioperatória: Você, eu e os cuidados de saúde”e “Como maximizar a satisfação do paciente e o sucesso na carreira com inteligência emocional”. Além de “Apresentando o Algoritmo de Contagem Incorreta” e “Gerenciamento de sangue do paciente”.

A palestra “Pet Therapy: aprimorando a mente, o corpo e o espírito” fechou o evento e discutiu a importância do contato com os animais antes das cirurgias. Dessa forma, as palestrantes Sarah Bosserman e Angela L. Uhler levaram para a Conferência, o Lulu, o cão que é utilizado no contato com pacientes e funcionários perioperatórios. O objetivo é diminuir os níveis de estresse, ansiedade e a necessidade de analgésicos.

Entre apresentações, palestras e a divulgação de pôsteres, mais de 1.900 enfermeiros internacionais participaram do evento. Entre eles, enfermeiros brasileiros, que de uma forma dinâmica incentivaram a troca de experiências, novos conhecimentos e contatos profissionais.

Últimas notícias