A- A A+

As 10 dúvidas mais comuns sobre sarampo respondidas

1. O que é o sarampo?

Infecção viral aguda, o sarampo é altamente transmissível e tem elevado potencial epidêmico. Portanto, a doença é extremamente contagiosa e muito comum na infância.

2. Como são os casos da doença no mundo?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, morram anualmente 100 mil pessoas devido às complicações do sarampo. Assim, a maioria é por causa dos surtos da doença, onde há o aglomero de indivíduos suscetíveis.

Segundo informações do Ministério da Saúde, desde julho de 2017, a Venezuela vem enfrentando um surto de sarampo. Inclusive, com o risco de propagação para outras áreas geográficas.

3. Qual o panorama do Brasil em meio aos surtos?

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, declarou-se a região das Américas livre do sarampo.

Porém, desde fevereiro de 2018, o país enfrenta a circulação do vírus. No ano passado, foram 10.327 casos confirmados e, até o início de julho deste ano, 415. Incluindo os estados do Amazonas, Pará, São Paulo, Roraima, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

4. Santa Catarina tem casos registrados?

Até mês passado, foram registrados três casos no estado, todos importados em tripulantes de navio, em fevereiro. Contudo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, desde 1992, não há registros de óbitos por sarampo em Santa Catarina.

Entretanto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) da Secretaria de Estado da Saúde orienta a intensificação das ações de vigilância epidemiológica do sarampo. Isso por causa do risco de importação de casos.

5. Quem são os indivíduos suscetíveis?

Basicamente, pessoas que nunca tiveram sarampo e que não tem registro de vacinação adequada, principalmente crianças com menos de um ano. Contudo, em caso de surto, todas as faixas etárias podem ser afetadas. Por isso que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção do vírus.

6. Como acontece a transmissão?

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, ou seja, ao tossir, espirar, falar e respirar, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de irritações na pele.

7Quais os sintomas mais comuns?

No início, o quadro clínico da doença conta com sintomas como febre alta (acima de 39°), conjuntivite, tosse e manchas brancas na mucosa bucal (manchas de Koplik).  Além disso, surgem erupções cutâneas vermelhas e planas na pele (exantema maculopapular), com evolução céfalo-caudal.

8. Como prevenir o sarampo?

A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de casos. Por isso, todas as crianças com mais de um ano de idade devem ser vacinadas com a SCR (sarampo, caxumba e rubéola) ou VTV (Tríplice Viral).

Além disso, a segunda dose da vacina contra o sarampo deve ser aplicada em crianças e adultos com menos de 30 anos, que comprovadamente passaram pela primeira dose após um ano de idade.

9. Todos devem se vacinar?

Não, apenas as pessoas que não possuem as doses recomendadas da vacina. Ou seja, não precisam da imunização:

  • Pessoas entre um e 29 anos, com registro de pelo menos duas doses da vacina após um ano de idade
  • Pessoas entre 30 e 49 anos com registro de pelo menos uma dose da vacina após um ano de idade
  • Pessoas que já foram infectadas com o vírus do sarampo
  • Profissionais da saúde de qualquer idade com registros de duas doses da vacina SCR após um ano de idade

10. Quais são as contraindicações da vacina?

Além dos grupos anteriores, a vacina é contraindicada em:

  • Pessoas com febre
  • Crianças menores de seis meses de idade
  • Gestantes
  • Pessoas com imunodeficiências ou que utilizam imunossupressores
  • Anafilaxias aos componentes da vacina SCR
Últimas notícias