A- A A+

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Para quem não sabe o Setembro Verde, além de ser uma campanha para a prevenção do câncer de intestino, também é a cor e o mês da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Algo muito conhecido, mas pouco praticado. Dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, data que visa conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

A taxa de doação de órgãos foi positiva no primeiro semestre de 2018, porém os transplantes renais e cardíacos não acompanharam esse crescimento. Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre, em relação a 2017, houve uma diminuição de 3,7% nos transplantes renais e 0,5% nos transplantes cardíacos.

Sempre atendo a esses dados, o HSC Blumenau possui uma Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) formada por uma equipe multiprofissional, que conta com médicos, enfermeiros, psicólogo e assistente espiritual. A comissão visa possibilitar e organizar o processo de doação de órgãos e tecidos, realiza entrevista familiar e o acolhimento às famílias durante e após todo o processo de doação.

Lembre-se, tem coisas que não dá para ignorar, a doação de órgãos é uma delas. Converse com a sua família.

Últimas notícias