A- A A+

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

O Setembro Verde, além de ser uma campanha para a prevenção do câncer de intestino, também é a cor da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Algo muito conhecido, mas ainda pouco praticado. Assim, dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, data que visa conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

A taxa de doação de órgãos foi positiva no primeiro semestre de 2018. Contudo, os transplantes renais e cardíacos não acompanharam esse crescimento. Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre, houve uma diminuição de 3,7% nos transplantes renais. Além disso, os transplantes cardíacos caíram 0,5%, comparando com 2017.

Comissão de Transplantes do HSC Blumenau

Assim, atento aos dados, o HSC Blumenau possui uma Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT). Portanto, ela é formada por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogo e assistente espiritual. A comissão visa possibilitar e organizar o processo de doação de órgãos e tecidos, além de realizar a entrevista familiar e o acolhimento às famílias durante e após todo o processo de doação.

Lembre-se, tem coisas que não dá para ignorar, a doação de órgãos é uma delas. Converse com a sua família.

Texto: Eduarda Prawucki

Últimas notícias