A- A A+

Cuidados com a pele: os mitos e verdades

Cuidados com a pele. Quando o assunto é esse, todos têm alguma dica ou produto infalível. Mas será, mesmo, que é possível confiar no conhecimento popular? 

Mais ainda: será que esses produtos são indicados para o seu tipo de pele? Por exemplo, protetor com base funciona? Beber água influencia na aparência da pele? Usar óculos de sol combate o envelhecimento? Enfim, confira agora essas e outras respostas:

Protetor com base funciona?

Verdade. Mas atenção: tem que ser em formato de loção, duo cake ou creme, o pó serve apenas para finalização. Todavia, verifique sempre o fator de proteção, o mínimo ideal é de 30 (FPS).

Fazer compressas de pepino evita o envelhecimento?

Mito. Apesar de acalmar a pele e favorecer a circulação, esse cuidado a previne o envelhecimento da pele.

Beber água influencia na aparência da pele?

Verdade. Beber água aumenta a hidratação e, por isso, ajuda a nutrir a pele.

Usar óculos de sol ajuda a combater o envelhecimento?

Verdade. Além de proteger a pele das pálpebras, o óculos ajuda a prevenir linhas de expressão. Isso porque o ato de apertar demais os olhos (ao olhar para a claridade, por exemplo) aumenta as chances de aparecimento de rugas.

Máscaras caseiras são indicadas para qualquer pessoa?

Mito. Primeiramente, é muito importante que as pessoas tenham conhecimento se possuem ou não alergia aos ingredientes da máscara. Inclusive, a exposição ao sol, dependendo do ingrediente, pode gerar alguma reação não esperada.

Depilação com cera pode causar manchas na pele?

Verdade. No caso da cera quente, a alta temperatura pode queimar peles mais alérgicas e sensíveis, causando manchas e necessitando de ainda mais cuidados com a pele.

A alimentação interfere na saúde da pele?

Verdade. A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele ao longo do dia. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes.

Quer saber mais sobre os cuidados com a pele? Agende uma consulta com um dos nossos dermatologistas.

Últimas notícias