A- A A+

Conheça os 15 projetos de filantropia do HSC Blumenau

Cuidar das pessoas, essa é a missão do HSC Blumenau. Contudo, para evoluir de forma sustentável, é preciso juntar esforços, inclusive por meio da filantropia. Dessa forma, juntamente com governos, setor privado e sociedade civil, trabalha-se não só dentro dos muros da instituição.

Por isso, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços de filantropia oferecidos pelo hospital. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e outras instituições, são atendidas demandas reprimidas da saúde pública, contribuindo para uma comunidade mais saudável.

Assim, oferecendo qualidade, segurança e agilidade, os serviços são de Proteção Básica e Especial de Alta Complexidade. Além disso, por meio de uma cultura de diálogo e ações efetivas, a instituição também torna-se socialmente sustentável. Confira os serviços de filantropia contemplados:

  • Assistência Social e à saúde para excepcionais – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Atendendo pessoas com Deficiência matriculadas na APAE Blumenau, a ação acontece desde 1986. Os serviços médico-hospitalares são prestados sem qualquer custo para o estudante e/ou para escola. Assim, é produzida uma melhoria efetiva da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Em 2018, foram 396 atendimentos.

  • Assistência Social e à Saúde – Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE)

Há 14 anos a ação atende adolescentes e adultos usuários do CERENE. O objetivo é a reabilitação de dependentes químicos (álcool e outras drogas). Assim, por meio da parceria de filantropia com o HSC Blumenau, no ano passado foram encaminhadas 21 pessoas para o atendimento. Os serviços médico-hospitalares não têm custo para o beneficiário.

  • Centro de Infusões – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Desde maio de 2018, adultos ou idosos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de infusão de medicação intravenosa passaram a ser encaminhados ao HSC Blumenau, por meio da SEMUS. Dessa forma, já foram feitos 27 atendimentos com pacientes/usuários com doenças reumáticas.

  • Cirurgia Cardíaca Adulto – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Além do procedimento cirúrgico cardiovascular sem custo para o paciente, a ação inclui ainda a internação. Assim, são beneficiados adultos ou idosos usuários do SUS e encaminhados pela SEMUS, por meio do projeto de filantropia. Os tratamentos cirúrgicos para adultos portadores de cardiopatias iniciaram em janeiro do ano passado e já beneficiaram 33 pacientes.

  • Cirurgia Cardíaca Infantojuvenil – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Há cerca de 10 anos, o HSC Blumenau presta tratamentos cirúrgicos para crianças e adolescentes portadores de cardiopatias usuários do SUS. Por causa da demanda reprimida, os pacientes de Blumenau e região são encaminhados através da SEMUS. Em 2018 foram realizadas 79 cirurgias, sem custo algum para as famílias, que melhoraram a qualidade de vida e evitaram a morte precoce dessas crianças.

  • Cirurgia Ortopédica de Prótese de Quadril – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Desde junho de 2018, adultos ou idosos usuários do SUS encaminhados pela SEMUS, podem realizar tratamento cirúrgico de prótese de quadril sem custo. O serviço melhora a qualidade de vida dos pacientes, contemplando além do procedimento cirúrgico a internação. Portanto, no ano passado, foram realizadas 27 cirurgias.

  • Filantropia em forma de Espaço Amigo

Familiares de pacientes encaminhados para realizar cirurgia cardíaca infantojuvenil, que sejam residentes em outros municípios, têm a hospedagem garantida pelo HSC Blumenau. Assim, desde julho de 2010, os pais dos pequenos pacientes são acolhidos por três diárias em hotel. Em 2018, 16 famílias foram beneficiadas pelo serviço.

  • Exames de Alta Complexidade (Bluimagem) – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Há 14 anos, a Clínica de Diagnóstico por Imagem disponibiliza exames de média e alta complexidade (Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Raios X, Ultrassom, Mamografia e Videodeglutograma) para usuários do SUS, encaminhados pela SEMUS, por meio de filantropia. Somados os exames de média e alta complexidade, foram 8.985 atendimentos somente no ano passado.

  • Exames de Alta Complexidade do Coração (Cardioprime) – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Através da parceria com a SEMUS, foram feitos 1.523 atendimentos cardiológicos gratuitos no ano passado. Os pacientes eram usuários do SUS que aguardavam exames especializados, como US Ecodopplercardiograma Transtoráxico, Teste Ergométrico, Ecodopplercardiograma com estresse farmacológico e Ecodopplercardiograma fetal com Mapeamento de fluxo em cores.

  • Exames de Alta Complexidade (Digest) – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Desde janeiro de 2010, diversos exames da área de gastroenterologia são oferecidos para os usuários do SUS. Entre eles, Colonoscopia, Endoscopia, Colangiopancreatografia Retrógrada (via endoscópica), Papilotomia e Gastrostomia Endoscópica Percutânea. Dessa forma, em 2018, foram 812 atendimentos.

  • Exames de Diagnósticos por Imagem (Bluimagem) – Associação Blumenauense de Amparo ao Menor (ABAM)

Desde 2007, crianças e adolescentes encaminhados pela ABAM têm exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Raios X garantidos. Organização Não Governamental (ONG), a ABAM garante serviços de acolhimento institucional para menores de 18 anos na cidade. Em 2018, foram 15 atendimentos.

  • Exames de Diagnóstico por Imagem (Bluimagem) – Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (ABLUDEF)

Visando a promoção da qualidade de vida, há 14 anos, pessoas com deficiência são encaminhadas pela ABLUDEF para realizarem exames de alta complexidade na Bluimagem. A Associação realiza o encaminhamento de pessoas com deficiência para diversas atividades. No ano passado foram realizados 183 atendimentos para esta instituição não governamental, sem fins lucrativos.

  • Exames de Mamografia (Bluimagem) – Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC)

Desde 2003, são realizados exames de Mamografia e Ultrassom em pacientes encaminhadas pela RFCC. O atendimento é feito em mulheres com suspeita de diagnóstico de câncer e, no ano passado, foram 280. Dessa forma, a RFCC é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que busca a saúde e valorização da mulher.

  • Medicina Nuclear (Cintilus) – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Para prestar serviços de diagnóstico em Medicina Nuclear para usuários do SUS encaminhados pela SEMUS, desde 2010 são realizadas ações de filantropia. Assim, a Medicina Nuclear inclui análises do funcionamento de órgãos, além de diagnosticar e tratar doenças por meio de uma centena de exames. Em 2018, os atendimentos chegaram a 301.

  • Oxigenoterapia Hiperbárica (Hiperox) – Secretaria Municipal de Promoção à Saúde (SEMUS)

Há quatro anos, usuários do SUS encaminhados pela SEMUS, têm tratamento adequado em unidade especializada do HSC Blumenau. A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é um método em que se respira oxigênio puro em ambiente com pressão superior à atmosférica indicado para o tratamento de queimaduras, enxertos comprometidos, embolias gasosas, entre outras. No ano passado, foram realizados três atendimentos.

 

Últimas notícias