A- A A+

Formas simples de se prevenir contra a hepatite

Julho é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o mês amarelo de combate às hepatites virais. Inclusive, no dia 28, próximo domingo, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Por isso, o HSC Blumenau preparou um conteúdo com as principais dúvidas sobre a doença. Confira abaixo:

O que é a hepatite?

Basicamente, hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Ainda que silenciosa em muitos casos, a doença apresenta sintomas como:

  • Cansaço e mal-estar
  • Febre baixa,
  • Tontura e enjoo
  • Dor abdominal
  • Pele e olhos amarelados
  • Urina escura e fezes claras

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Contudo, milhões de pessoas são portadoras dos vírus e não sabem. Portanto, elas correm o risco de a doença tornar-se crônica e causar danos mais graves.

Como acontece a evolução da doença?

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Por isso, detectar e tratar a inflamação em estado inicial é importante para prevenir complicações, como cirrose e câncer de fígado. No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

Contudo, os vírus A e E não possuem potencial para formas crônicas. Assim, o indivíduo pode se recuperar e eliminar o vírus do seu organismo. Porém, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar formas agudas e crônicas (mais de seis meses).

Como se prevenir?

A transmissão da hepatite pode acontecer em diversas situações. Basicamente, o contágio acontece de forma fecal-oral para a hepatite A. Já para as hepatites B e C, a transmissão ocorre por transmissão sexual e/ou sanguínea, através de objetos contaminados. Portanto, para evitar as situações de risco, algumas medidas simples devem ser tomadas, como:

  • Lavar bem as mãos
  • Ingerir somente água filtrada ou fervida
  • Lavar bem os alimentos antes do consumo
  • Sempre usar preservativos nas relações sexuais
  • Exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e de piercing
  • Não compartilhar agulhas, seringas, lâminas de barbear e escova de dente
  • Manter a carteira de vacinação atualizada

Quais são os dados da hepatite no Brasil e no mundo?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 400 milhões de pessoas são infectadas pelos vírus das hepatites B e C. Além disso, estima-se que 1,4 milhão de pessoas são infectadas anualmente pelo vírus da hepatite A.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou cerca de 13.500 mil casos confirmados de hepatite B em 2017. Já no caso da hepatite A, os casos mais que dobraram em homens de 20 a 39 anos.

Em relação à hepatite C, foram aproximadamente 24.500 casos registrados. De 2000 a 2016, foram identificados no país mais de 35 mil óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais, sendo a maioria relacionadas à hepatite C.

E como estão os casos em Blumenau?

Segundo a Prefeitura de Blumenau, de janeiro a maio de 2019 já foram registrados 45 novos casos. Assim, o tipo C é o de maior incidência, principalmente entre homens de 35 a 49 anos.

Contudo, de acordo com registros do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), 197 pacientes já foram tratados para hepatite C no serviço e 16 estão em tratamento. Já para hepatite B, são 105 pessoas em tratamento.

Nos últimos 3 anos, os casos aumentaram na cidade. Dessa forma, em 2016, foram 88 casos, em 2017, o número subiu para 91 casos. Porém, no ano passado, chegaram em 109.

Como procurar diagnóstico e tratamento?

Os diagnósticos das hepatites B e C são realizados por teste rápido, em qualquer unidade pública de saúde, o resultado fica pronto em até 30 minutos. Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento.

Caso confirmada a doença, em Blumenau, o paciente pode procurar atendimento com um infectologista ou ser encaminhado ao Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), onde está o Serviço de Referências em Hepatites Virais. No local, a população tem o tratamento garantido, com atendimento multidisciplinar e serviços de enfermagem, psicólogo, assistente social, farmácia e médico. Além disso, é feito o encaminhamento dos processos para solicitação e dispensa de medição de alto custo.

Por que existe um dia específico de conscientização da hepatite?

A celebração do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais tem o objetivo de atrair atenção para o tema. Assim, é possível incentivar o diálogo entre os campos da saúde pública no país.

Além disso, a criação de novas políticas públicas ou a consolidação das já existentes garante o acesso ao tratamento e prevenção das hepatites. Como também, o aumento da conscientização da população sobre o tema.

Por isso, em Blumenau, entre os dias 25 e 27 de julho, das 14h às 20h, a população poderá fazer testes rápidos de hepatite B e C. A ação acontecerá no espaço NK Hall do Shopping Neumarkt, no Centro. A iniciativa é do Serviço de Referência em Hepatites Virais, da Secretaria de Promoção da Saúde.

 

Últimas notícias