A- A A+

Boletim Informativo – COVID-19

Em função da classificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia do novo coronavírus, anunciada na última quarta-feira (11), o Hospital Santa Catarina de Blumenau instituiu na semana passada, o Comitê de Crise do COVID-19.

Desde então, o Comitê vem se reunindo diariamente a fim de acompanhar e adequar o seu Plano de Contingência. Além da capacitação e treinamento das equipes assistenciais, o HSC Blumenau instituiu um fluxo específico de atendimento para pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Atualmente, o Hospital dispõe da infraestrutura necessária para atender esse tipo de situação, incluindo leitos de isolamento com pressão negativa. Portanto, na reunião realizada nesta terça-feira, 17 de março, foram adotadas as seguintes medidas de segurança:

  • Todas as aulas, visitas técnicas, estágios, reuniões de equipes e eventos científicos foram cancelados.
  • Profissionais da saúde com mais de 60 anos, imunossuprimidos e gestantes serão realocados de função/área e não atuarão em contato direto com os pacientes.
  • Exames e cirurgias eletivas em pacientes sintomáticos ou com mais de 60 anos de idade serão cancelados a partir de 18/03/2020. Assim, a partir desta data, não serão realizados novos agendamentos para pacientes nessas condições.
  • Haverá restrição de visitas. Visitantes e acompanhantes acima de 60 anos, com quadro gripal ou crianças menores de 10 anos não serão permitidos.

Além disso, novas medidas de segurança serão tratadas e comunicadas diariamente através dos veículos de comunicação, redes sociais e web site.

Informações sobre visitas e acompanhantes

  • UTI NEO-PED: visitas permitidas somente para pais.
  • CTI Adulto: Liberação de 1 visitante por horário, preferencialmente com idade inferior a 60 anos. Proibida a visita de crianças e a visita estendida. Assim, foi mantido um horário para cada UTI, sendo a Geral às 11h30min e a Cardíaca às 8h30min.
  • Unidades de Internação: Enfermaria: 1 acompanhante sem troca. 2 visitantes por período/dia (visitas curtas de até 30 minutos). Apartamento: 1 acompanhante sem troca. 3 visitantes por período/dia (visitas curtas de até 30 minutos).
Últimas notícias