A- A A+

Aproveite o verão sem descuidar da saúde

Calor intenso e sol forte, são traços fortes do verão, que em excesso pode ser o nosso principal inimigo. A insolação, que atinge especialmente as crianças, ocorre por conta do aumento da temperatura do corpo por falha na transpiração, o que faz com que o corpo não consiga se resfriar sozinho. Isso pode causar desde sintomas leves até a morte.

A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol – principalmente entre 10h e 16h – e ao calor intenso. Entre os sintomas destacam-se dor de cabeça, tontura, náusea, pele seca sem transpiração, aumento da temperatura do corpo, aumento da frequência cardíaca, desmaio, coma ou até a mesmo a morte.

Antes de tudo, o mais importante é diminuir a temperatura. Compressas frias na cabeça, na região das axilas, nas virilhas e no pescoço ou banho em água fria são suficientes para os casos mais leves de insolação. Enquanto que nos casos mais graves, onde há coma ou confusão mental, respiração rápida e desidratação, o atendimento de emergência é essencial. 

Previna-se! 

  • Beba bastante água;

Antes de tudo, a água protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, além de nos manter hidratados. As consequências de não beber água diariamente podem variar, mas geralmente incluem intestino desregulado, cansaço e problemas nos rins.

  • Utilize o protetor solar e retoque-o, no mínimo, de três em três horas.

Diferente do que muitos pensam, o protetor solar não se usa somente no verão. Além disso, é também muito importante no cuidado diário com a pele, por exemplo. Muito utilizado na prevenção de manchas, doenças e no cuidado com envelhecimento precoce.

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 15h;

Os raios solares são mais intensos entre esses horários, sendo o principal responsável por queimaduras e vermelhidão da pele, por isso, é indispensável o uso do protetor solar. 

  • Use óculos, boné e camiseta.

Cubra áreas expostas com calça e camisa de manga comprida. Utilize também óculos escuros e chapéus de abas largas ajudam a proteger o rosto e o corpo.

Últimas notícias