O que você precisa saber sobre a utilização de contrastes em exames

Quem já realizou exames de imagem deve ter se perguntado sobre a utilização de contrastes. Afinal, o que é e para que serve? A radiologista da Bluimagem, Dra. Bárbara Blaese Klitzke Boettger, explica que eles servem para que possamos diferenciar tecidos normais de possíveis alterações.

“O médico radiologista é especializado e habilitado para indicar ou não a utilização do meio de contraste”, complementa. Assim, o profissional leva em consideração a história do paciente e a indicação do exame.

Contrastes mais comuns e a segurança do paciente

Os contrastes mais utilizados são os iodados, principalmente na Tomografia Computadoriza, técnica que permite visualizar cortes em três dimensões da anatomia humana. Além disso, os contrastes a base de gadolínio também são utilizados na Ressonância Magnética.

“É comum que os iodados causem sensação de aceleração do batimento cardíaco, calor no corpo e náusea, mas isso não caracteriza uma reação adversa. São sensações passageiras e comuns durante o exame”, afirma Dra. Bárbara.

Para garantir maior segurança durante a realização de exames de imagens e, principalmente, nos exames que utilizam contraste, a Bluimagem localiza-se ao lado do Pronto Atendimento do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

 

 

Últimas Notícias
11 de março de 2021

7 hábitos para aderir e melhorar a saúde e o bem-estar

26 de fevereiro de 2021

Programa de Residência Médica forma novos radiologistas  

19 de fevereiro de 2021

O que você precisa saber sobre a utilização de contrastes em exames

18 de setembro de 2020

O que é e para que serve a elastografia: Saiba mais!