Ressonância magnética: por que utilizar roupas específicas?

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico de alta definição. Ele é indicado para os mais diversos tipos de doenças. Entre as suas principais vantagens está a de não utilizar radiação ionizante, como é o caso dos Raios X e da Tomografia Computadorizada. A Ressonância Magnética funciona baseada na combinação da emissão de radiofrequência e de um potente campo eletromagnético.

E é por conta dessa combinação que, no momento da realização do exame, são necessários alguns cuidados como não entrar na sala com equipamentos eletrônicos, objetos ferromagnéticos, roupas com adereços metálicos, adornos, etc.

Até mesmo roupas comuns, que não contém nenhum tipo de metal, podem oferecer riscos. Aparentemente inofensivas, as calças legging, por exemplo, podem conter fibras de metal em sua composição. Comum em roupas desportivas, essa nanotecnologia serve para melhorar a transpiração, disfarçar imperfeições e, também, inibir a ação das bactérias causadoras do odor corporal.

Segundo o professor Alison Matthews David, da Universidade Ryerson (Toronto, Canadá), esse tipo de calça legging possui em sua composição a prata, que por sua vez possui ação antibacteriana. E é essa composição metálica que pode, durante o exame de Ressonância Magnética, intensificar o aquecimento dos tecidos e causar queimaduras nos pacientes.

Diante desse cenário, é imprescindível que o paciente troque toda a roupa para realização do exame de Ressonância Magnética, utilizando as vestimentas oferecidas pela Clínica ou Hospital no momento do preparo.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre exames de diagnósticos por imagem? Escreva para a Bluimagem através do Fale Conosco. 

Fonte: Global News

por Daniel R. L. Machado, Tecnólogo em Radiologia.

Últimas Notícias
29 de novembro de 2021

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

5 de julho de 2021

Tomografia X Ressonância: quais as diferenças entre os exames?

11 de março de 2021

7 hábitos para aderir e melhorar a saúde e o bem-estar

26 de fevereiro de 2021

Programa de Residência Médica forma novos radiologistas