Confira os exames necessários para manter a saúde em dia

Nada de deixar a sua saúde de lado. O nosso corpo precisa de cuidados específicos em cada fase da vida. Por isso, existem exames de diagnóstico por imagem próprios para cada faixa etária. Assim, é através deles que é possível prevenir ou fazer diagnósticos precoces.

Além disso, é essencial fazer uma boa avaliação com um médico clínico uma vez por ano. Isso vale principalmente para as pessoas que já passaram dos 40 anos. Então confira abaixo exames que homens e mulheres devem fazer para garantir bem-estar e mais saúde.

Mulheres:

  • Papanicolau ou preventivo ginecológico

Verifica infecções, alterações nas células do colo do útero e infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. Dessa forma, o objetivo é prevenir o aparecimento do câncer de colo de útero. Portanto, deve ser feito uma vez por ano, depois do início da atividade sexual.

  • Ultrassom transvaginal:

Serve para detectar doenças ginecológicas, como cistos no ovário, miomas e tumores. Assim, o exame de ultrassom também é indicado anualmente, depois do início da atividade sexual.

  • Mamografia:

Avalia as mamas para detectar alterações, como o câncer. Dessa forma, deve ser feito pela primeira vez entre os 35 e 40 anos. Entretanto, após os 40 anos, o recomendado é que o exame de mamografia seja realizado anualmente.

Homens:

  • Próstata:

Pode ser realizado de três formas: toque retal, ultrassonografia intraretal e exame de sangue (PSA). Dessa forma, a partir dos 40 anos, pelo menos, o toque retal e o PSA devem ser realizados anualmente. Afinal, com a idade, aumenta o risco de câncer.

 Homens e Mulheres:

  • Ureia e creatinina:

Têm a finalidade de avaliar a função dos rins e detectar possíveis alterações. Portanto, este exame deve ser realizado anualmente.

  • Colesterol e triglicérides:

Mede o nível de colesterol e de triglicérides no sangue e deve ser feito uma vez por ano. Principalmente após os 30 anos. Entretanto, dependendo de fatores de risco, como obesidade ou histórico familiar, o espaço de tempo para a realização de um novo exame é menor.

  •  Glicemia de jejum:

Previne e detecta o diabetes. Assim, deve ser realizado anualmente em pessoas acima de 3 anos de idade e com estado de saúde normal.

  •  Raio X de tórax:

Detecta câncer de pulmão, tuberculose, fibrose pulmonar e enfisema pulmonar. A partir dos 40 anos, é indicado fazer uma vez por ano, tanto para fumantes quanto para não fumantes.

  •  Teste ergométrico ou de esforço:

Mede a capacidade cardíaca e possíveis doenças cardiovasculares. Como a aterosclerose e hipertensão. Ele é realizado por meio de exercícios físicos na esteira ou na bicicleta ergonômica. É indicado realizar anualmente, a partir dos 40 anos.

 

Últimas Notícias
29 de novembro de 2021

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

5 de julho de 2021

Tomografia X Ressonância: quais as diferenças entre os exames?

11 de março de 2021

7 hábitos para aderir e melhorar a saúde e o bem-estar

26 de fevereiro de 2021

Programa de Residência Médica forma novos radiologistas