Beba mais água e hidrate-se na medida certa neste verão

Você sabia que mais de 60% do corpo humano é composto de água? Por isso, manter-se hidratado é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, o baixo consumo ou perda excessiva de líquidos pode provocar desidratação.

No verão, a desidratação é mais frequente, pois eliminamos maior quantidade de água através do suor. Assim, a condição acomete principalmente crianças e idosos. Então é preciso hidratar-se em quantidade suficiente para cobrir estas perdas.

Dicas para manter a hidratação

Nas altas temperaturas, a ingestão de líquidos deve ser ainda mais intensa, principalmente de água, suco de frutas natural e água de coco.

Sinais sutis como cansaço, dor de cabeça e queda na pressão podem ser sinais de desidratação. Portanto, uma dieta rica em frutas e legumes também deve ser seguida, pois esses alimentos possuem alto teor de água.

Para reforçar o hábito, é sempre bom ter uma garrafa por perto. Assim, para ajudar a lembrar de ingerir líquidos, programar alarmes no celular também ajudará a incluir a água na sua rotina.

Da mesma forma, indicam-se roupas leves e evitar a exposição direta ao sol nos dias muito quentes. Assim, a perda de líquidos pela transpiração é minimizada. Já os exercícios físicos devem ser realizados em horas com temperaturas mais amenas.

Mais benefícios da água

A boa hidratação traz benefícios para o corpo todo! Dessa forma, ela ajuda a manter uma pele mais bonita, promovendo a revitalização das células e evitando problemas como ressecamento e descamação.

Ela também facilita a eliminação de secreções e faz com que o intestino funcione melhor. Além disso, ainda há estudos que comprovam que o humor e a concentração melhoram com a ingestão de líquidos.

 

Revisão médica por: Sheila Piccoli Garcia, endocrinologista e metabologista. 

Últimas Notícias
29 de novembro de 2021

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

5 de julho de 2021

Tomografia X Ressonância: quais as diferenças entre os exames?

11 de março de 2021

7 hábitos para aderir e melhorar a saúde e o bem-estar

26 de fevereiro de 2021

Programa de Residência Médica forma novos radiologistas