Blog

TAGS CATEGORIAS ARQUIVO

Vida e Saúde Febre Amarela TAGS: Artigo

Por Dr. Amaury Mielle Filho

 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa que pode ser causada por vírus (flavivirus) e transmitida por mosquitos. A maioria dos pacientes não chega a apresentar sintomas. As primeiras manifestações da forma clássica da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.  Após um período de bem-estar (até dois dias) pode ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados) e manifestações hemorrágicas.

 

A febre amarela ocorre em áreas urbanas e silvestres. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão é por meio do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas possui a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos, que podem picar e infectar o homem. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

 

Os casos que estão surgindo desde julho de 2016 no Brasil correspondem a forma de transmissão silvestre.

 

A vacina contra a febre amarela existe desde 1937 e apresenta uma alta taxa de proteção duradoura, ou seja, não é necessário revacinar.

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook