A- A A+

Qual o melhor açúcar?

Se você não se importa com as calorias do açúcar, mas deseja cuidar da saúde consumindo a versão mais saudável, aprenda como escolher a melhor opção entre os mais conhecidas no mercado.

Refinado

Com um poder de adoçar muito intenso, praticamente não possui micronutrientes, fibras e minerais. Afinal, para ficar branco e uniforme são colocados aditivos químicos que fazem com que o ele perca os nutrientes que possui em seu estado bruto.

Cristal

Seus grânulos são grandes e transparentes, semelhantes aos cristais, por isso do nome. O açúcar cristal possui um refinamento leve, mas não contêm micronutrientes e quase não apresenta minerais.

Demerara

Menos refinado que o comum e praticamente isento de aditivos químicos, possui uma coloração mais escura. Apresenta maior concentração de minerais e por isso é considerado mais saudável que o refinado. Não possui diferença do branco ou do mascavo em relação às calorias, devendo ser utilizado com moderação.

Mascavo

Extraído da concentração do caldo de cana, o açúcar mascavo não possui aditivos químicos. Por isso, ele mantém as vitaminas e sais minerais da cana. Como passa por menos processos, ele possui coloração escura e um sabor marcante de melado.

Sucralose

A molécula de açúcar é quimicamente modificada para fazer a Sucralose, a qual é classificada como adoçante artificial. Assim, ela é cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar e não é metabolizada pelo organismo como fonte de energia. Portanto, não possui calorias.

 

De qualquer forma, o açúcar é um alimento bastante calórico, e deve ser evitado ou substituído por opções mais saudáveis, sempre que possível.

Por Eduarda Prawucki

Últimas notícias