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Qual o melhor açúcar?

Se você não se importa com as calorias, mas deseja cuidar da saúde consumindo a versão mais saudável do açúcar extraído da cana, aprenda como escolher a melhor opção entre os mais conhecidas no mercado.

Refinado: com um poder de adoçar muito intenso, praticamente não possui micronutrientes, fibras e minerais, pois para ficar branco e uniforme são colocados aditivos químicos que fazem com que perca os nutrientes que possui em seu estado bruto.

Cristal: seus grânulos são grandes e transparentes, semelhantes aos cristais, por isso do nome. Possui um refinamento leve, mas também não contêm micronutrientes e quase não apresenta minerais.

Demerara: menos refinado que o açúcar comum e praticamente isento de aditivos químicos, possui uma coloração mais escura. Apresenta maior concentração de minerais e por isso é considerado mais saudável que o refinado. Não possui diferença do açúcar branco ou do mascavo em relação às calorias, devendo ser utilizado com moderação.

Mascavo: extraído da concentração do caldo de cana, não possui aditivos químicos, por isso mantém as vitaminas e sais minerais da cana de açúcar. Como passa por menos processos, o açúcar mascavo possui coloração escura e um sabor marcante de melado.

Sucralose:  a molécula de açúcar é quimicamente modificada para fazer a Sucralose, a qual é classificada como adoçante artificial. Cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar, não é metabolizada pelo organismo como fonte de energia, por isso, não possui calorias.

De qualquer forma, o açúcar é um alimento bastante calórico, e deve ser evitado ou substituído por opções mais saudáveis, sempre que possível.

Por Eduarda Prawucki

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