A- A A+

Oncogenética já é realidade em Santa Catarina

O Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina de Blumenau, ONCO HSC, começa a atender, a partir de 18 de junho, uma nova especialidade: a oncogenética, um campo da medicina que estuda os riscos de desenvolvimento do câncer com base nos fatores genéticos.

De acordo com a oncologista do Hospital Santa Catarina de Blumenau Dra. Denise Lopes Ferreira Machado, na primeira consulta, o oncogeneticista realiza um levantamento detalhado do histórico pessoal de câncer do paciente e dos seus familiares, o que chamamos de aconselhamento genético.

Com base nessas informações, o especialista monta o heredograma, uma espécie de árvore genealógica que traça a herança genética dos indivíduos, e solicita o sequenciamento genético, exames de sangue direcionados que avaliam e indicam as alterações moleculares dos genes e os possíveis cânceres para os quais o paciente possui pré-disposição genética.

Dra Denise ressalta que a identificação e o acompanhamento são fundamentais, uma vez que é possível adotar estratégias específicas que além de prevenir o aparecimento, ajudam a detectar o câncer precocemente. “Se eu conheço qual a alteração e para qual tipo de tumor existe pré-disposição genética é muito mais fácil e seguro traçar um acompanhamento médico, por exemplo.”, completa a oncologista.

Contudo, essa especialidade não descarta o desenvolvimento da doença, já que quase 90% dos cânceres são esporádicos, ou seja, relacionados aos hábitos e estilo de vida, conforme o INCA.

Para Dra. Denise, além do diagnóstico precoce, a oncogenética auxilia na assertividade do tratamento, uma vez que estuda a influência da variação genética na resposta aos medicamentos. “A oncognética é um avanço importante na prevenção e no tratamento do câncer, e poder dispor dessa especialidade em Blumenau é muito gratificante para nós, especialmente quando se tem a frente desse projeto um profissional como o Dr. José Cláudio Casali da Rocha, uma referência no assunto”, finaliza.

Serviços

Dra. Denise Lopes Ferreira Machado
Oncologista clínica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
Membro da Sociedade Americana de Oncologia (ASCO)

Dr. José Cláudio Casali da Rocha
Doutorado em Oncogenética pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer
Pós-doutorado em Farmacogenética pelo St Jude Children Research Hospital (EUA)
Membro do Corpo Clínico do Hospital Erasto Gaertner (HEG) e do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP).

 

Últimas notícias