A- A A+

Oncogenética já é realidade em Santa Catarina

O Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina de Blumenau, ONCO HSC, começa a atender, a partir de 18 de junho, uma nova especialidade: a oncogenética. Assim, esse é um campo da medicina que estuda os riscos de desenvolvimento do câncer com base nos fatores genéticos.

De acordo com a oncologista do Hospital Santa Catarina de Blumenau Dra. Denise Lopes Ferreira Machado, na primeira consulta, o oncogeneticista realiza um levantamento detalhado do histórico pessoal de câncer do paciente e dos familiares. Dessa forma, é feito o aconselhamento genético.

Portanto, com base nessas informações, o especialista monta o heredograma, uma espécie de árvore genealógica que traça a herança genética. Além de solicitar o sequenciamento genético, exames de sangue direcionados que avaliam e indicam as alterações moleculares dos genes e os possíveis cânceres para os quais o paciente possui pré-disposição genética.

Dra. Denise ressalta que a identificação e o acompanhamento são fundamentais. Assim, é possível adotar estratégias específicas que além de prevenir o aparecimento, ajudam a detectar o câncer precocemente. “Se eu conheço qual a alteração e para qual tipo de tumor existe pré-disposição genética é muito mais fácil e seguro traçar um acompanhamento médico, por exemplo.”, completa a oncologista.

Contudo, essa especialidade não descarta o desenvolvimento da doença, já que quase 90% dos cânceres são esporádicos, ou seja, relacionados aos hábitos e estilo de vida, conforme o INCA.

Para Dra. Denise, além do diagnóstico precoce, a oncogenética auxilia na assertividade do tratamento. Visto que estuda a influência da variação genética na resposta aos medicamentos. “A oncognética é um avanço importante na prevenção e no tratamento do câncer, e poder dispor dessa especialidade em Blumenau é muito gratificante para nós, especialmente quando se tem a frente desse projeto um profissional como o Dr. José Cláudio Casali da Rocha, uma referência no assunto”, finaliza.

Serviços

  • Dra. Denise Lopes Ferreira Machado
    Oncologista clínica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA)
    Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
    Membro da Sociedade Americana de Oncologia (ASCO)

 

  • Dr. José Cláudio Casali da Rocha
    Doutorado em Oncogenética pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer
    Pós-doutorado em Farmacogenética pelo St Jude Children Research Hospital (EUA)
    Membro do Corpo Clínico do Hospital Erasto Gaertner (HEG) e do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP).

 

Últimas notícias