Cursos

homevoltar

Pós Graduação

Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde

Prazo final para inscrição
28/02/2014

 

 

Objetivo

Objetivo Geral
O curso de Especialização em Psicologia Hospitalar tem por objetivo qualificar profissionais da área, propiciando conhecimentos teóricos e técnicos para a prática do exercício da Psicologia em instituições de saúde, assim como desenvolver habilidade para a pesquisa em sua área de atuação.

Objetivo Específico
Compreender as especificidades da atuação do psicólogo no contexto hospitalar e nas instituições de saúde;
Proporcionar a reflexão e análise crítica do contexto hospitalar e das instituições de saúde;

Desenvolver habilidades em pesquisa, avaliação e modalidade de intervenção no hospital e nas instituições de saúde;

O reconhecimento das especificidades teórico e técnicas no acolhimento, avaliação e tratamento de pacientes e suas implicações éticas.
 

Público Alvo

Psicólogos

Inscrições

As inscrições e matrículas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Hospitalar realizar-se-ão no junto à secretaria de pós-graduação da Sociesc Blumenau, conforme o calendário acadêmico pré-estabelecido para o período letivo ano/semestre ou através do site:

http://www.sociesc.org.br/pt/cursos-pos-graduacao/conteudo.php?&lng=2&id=11561&mnu=11258&top=0&crs=1629
 
Documentos Necessários:
Fotocópia do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso Superior;
Fotocópia da Carteira de Identidade;
Fotocópia do CPF;
Requerimento de Inscrição.

Informações Gerais

SOCIESC Unidade de Blumenau
Rua: Pandiá Calógeras, 272 – sala 509
Bairro Jardim Blumenau – Blumenau – SC
Contatos: 47-2111-2911 / 2903
 
Hospital Santa Catarina
Contatos: 47- 3036-6117 – 6101

Investimento

Valor inscrição: R$ 130,00
Mensalidade: 25 parcelas de R$ 491,49
 

Corpo Docente

Alberto Manuel Quintana - POA
Possui graduação em Psicologia - Universidad Argentina J F Kennedy (1980), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria, onde leciona no Curso de Graduação de Psicologia e nos Mestrados de Psicologia e Enfermagem. Já exerceu as funções de Coordenador do Curso de Psicologia e Chefe do Departamento de Psicologia. É membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário de Santa Maria e líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde onde desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Bioética, Psico-Oncologia, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Tanatologia.
 
Marisa Decat de Moura –BH
Psicóloga, Psicanalista. Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Mestrado em Psychologie Psychopathologie Subjectivité Langage pela Université Louis Pasteur - ULP, Strasbourg, França. Sócia Fundadora, Presidente no biênio1999/2001 e Membro do Conselho Consultivo Permanente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar SBPH. Coordenadora da Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei - Belo Horizonte/MG. Membro da Federação Européia de Psicanálise - F.E.D.E.P.S.Y. Coordenadora e Professora do Curso de Pós-Graduação, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura Belo Horizonte/MG. Representante do Brasil no Projeto de Pesquisa Multicêntrica CoPsyEnfant - França. Psicanalista do Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida - IBRRA Belo Horizonte/MG. Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida - SBRA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Psicanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Instituição Hospitalar, Psicanálise e Clínica da Urgência Subjetiva, Clínica de Reproduçào Humana Assistida, Humanização e Ética, Clínica e Transmissão da Psicanálise, Psicanálise e Contemporaneidade.
 
Heloisa Benevides de Carvalho Chiattone – SP
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (1980) e mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Paulista, na disciplina de Psicologia Hospitalar, Professor convidado do COGEAE Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Coordenadora de Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital São Luiz - Unidade Anália Franco e Unidade Morumbi, Professor convidado do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, Professor Convidado do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar do Instituto de Ensino Superior Pequeno Principe, Professor convidado do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar do IEPS - Belém, Diretor - NELIS - Núcleo de Ensino, Qualidade e Humanização em Saúde, Consultora do Serviço de Psicologia Hospitalar e Comissão de Humanização do ICESP - SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde, psicologia e oncohematologia, humanização em saúde e psicologia hospitalar.
 
Maria Emília Rodrigues de Oliveira Thais - SC
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1990), especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, em psicologia clínica (1994) e em Neuropsicologia (2004), mestre em Neurociências pela UFSC, atua como psicóloga autônoma na Clínica Baía Sul MULTIMED Florianópolis e na Neuroclínica - Clínica de Doenças Neurológicas. Atualmente é doutoranda no Curso de Pós-graduacao em Ciências Médicas da Universidade Federal e Santa Catarina.
 
 
Ricardo Werner Sebastiani - SP
Possui especialização em Credenciamento Por Avaliação Curricular pelo Conselho Federal de Psicologia (1983) e mestrado em Pós Graduação Em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de S. Paulo (2004) . Atualmente é Sócio da Nêmeton Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, Professor Convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Prestador de Serviço da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pesquisador Colaborador do Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Imagemaciga, Prestador de Serviço da Faculdade de Saúde Pública da USP, prestador de serviço do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Araujo Jorge - GO, Professor convidado da uNIVERSIDADE fEDERAL DE S. PAULO, Docente de Pós Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Colaborador do Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Professor Visitante do Instituto de Ensino Superior do Hospital Pequeno Príncipe, Ministrante do Associação de Combete Ao Câncer Em Goiás, Membro de corpo editorial da International Journal of Clinical and Health Psychology, Membro de corpo editorial da Universitas Psychologica ISSN 1657-9267, Membro de corpo editorial da Acta Colombiana de Psicología ISSN 0123-9155, Membro de corpo editorial da Psicología y Salud ISSN 1405-1109, Membro de corpo editorial da Terapia Psicológica ISSN 0716-6184, Revisor de periódico da Revista Psicologia em Estudo e Revisor de periódico da Revista Ciência e Saúde Coletiva - ABRASCO. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde.
 
Rubens Marcelo Volich – SP
É psicanalista, doutor em Psicanálise e Psicossomática pela Universidade de Paris VII Denis Diderot (1992). Graduado em Psicologia e Orientaçao Educacional pela Universidade de Tel Aviv (1979), e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Atualmente é professor e supervisor do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou em serviços de oncologia e mastologia do Hospital Saint Louis, em Paris e coordenou o Centro de Estudos da Mama, com intervenções terapêuticas no Instituto de Ginecologia e Mastologia (IGM) da Beneficência Portuguesa e outros serviços de mastologia de São Paulo. Foi supervisor dos tutores da Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e criador e supervisor do programa Tutores dos alunos da FMUSP. Autor de Psicossomática - De Hipócrates à Psicanálise e de Hipocondria Impasses da alma, desafios do corpo (SP, Casa do Psicólogo, 2000 e 2002) e co-organizador e autor dos livros da série Psicossoma (SP, Casa do Psicólogo). Tem experiência clínica, didática e de pesquisa em psicanalise e psicossomatica, trabalhando principalmente nos seguintes temas: psicossomatica, psicanalise, corpo, medicina, processo saúde-doença, relação terapêutica e hipocondria.
 
Bellkiss Wilma Romano – SP
Possui graduação em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atualmente é diretor técnico de serviço nível II da Universidade de São Paulo e coordenador do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, qualidade de vida, psicologia clínica, psicologia hospitalar e cardiologia.
 
 Ana Lúcia Henriques Gomes - SP
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado no Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2001), doutorado no Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora no curso de Aperfeiçoamento do COGEAE - Cordenadoria Geral de Aperfeiçoamento e Especialização e psicologa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atuando principalmente nos seguintes temas: maternidade, bebê pré-termo, gestação de risco e as questões do brincar e seus desdobramentos para a criança.
 
 
Michele Kamers – SC
Psicanalista, psicóloga e mestre em Educação - área de concentração psicologia - pela USP. Atualmente trabalha com clínica e é professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau e do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES. Coordenadora do projeto de saúde mental infantil, na qual desenvolve um projeto com grupo de pais e crianças. Coordenadora da pós- graduação em psicologia hospitalar do Hospital Santa Catarina (HSC) - FURB. Supervisora do CAPSI Blumenau. Atualmente desenvolve uma reflexão sobre a psicopatologização e medicalização na infância.
 
Daniela Carla Prestes – PR
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), é Psicóloga Especialista em Psicologia Hospitalar, conferido pelo Conselho Regional de Psicologia 8a. Região (2004). Atualmente é Psicóloga no Consultório de Psicologia Clínica e Psicopedagogia; e Psicóloga Clínica Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe atuando principalmente nas seguintes áreas: pacientes ortopédicos, portadores de mielomeningocele e vítimas de maus-tratos.
 
 Delia Maria Catullo de Goldfarb - SP
Psicanalista com especialização em Gerontologia (FLACSO e SBGG) possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-IP(2004). Consultora do PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde, pesquisadora do NEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento e do Grupo de pesquisas Saúde, Cultura e Ennvelhecimento, liderado pela Profa Dra Ruth G da Costa Lopes do Programa de Estudos Pós graduados em Gerontologia (PUC-SP), professora do Centro de Estudos Psicanalíticos e professora e coordenadora do curso Psicogerontologia: fundamentos e perspectivas na COGEAE- PUC- SP e professora do curso de especialização em Gerontologia do COGEAE-PUC-SP. É diretora da GER-AÇÕES- Centro de Pesquisas e ações em gerontologia, coordena o Grupo de Estudos de Psicogerontologia e é membro da REDIP- Rede Iberoamericana de Psicogerontologia Grupo Ibero-americano de Psicogerontologia. Atúa principalmente nos seguintes temas: Alzheimer, depressão, cuidadores, demências, acompanhamento terapêutico com idosos, psicanálise e envelhecimento, família . Assesora em políticas Públicas. Tem publicados "Corpo, tempo e envelhecimento " e "Demências" pela editora Casa do Psicólogo e diversos artigos no Brasil e no exterior.
 
Luiza Tatiana Forte – PR
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Especialista em Psicologia Hospitalar pela PUCPR e pela Associação Latinoamericana de Psicologia da Saúde , Mestre em Educação pela PUCPR. Atualmente é professora titular das Faculdades Pequeno Príncipe nas disciplinas de Psicologia e Momento Iintegrador e em disciplinas dos Cursos de Pós-Graduação da mesma faculdade. Diretora de Extensão e Coordenadora do Curso deGraduação em Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento Reabilitação e Prevenção, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, família participante, humanização, familia participante e qualidade de vida, nefrologia.
 
Maria Helena Pereira Franco – SP
Com graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu. Coordenadora do GT Formação e Rompimento de Vínculos na ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: luto, morte, familias enlutadas, psico-oncologia e luto familiar. Orientadora de Mestrado e Doutorado pelo CNPq.
 
Maria Júlia Kovács - SP
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Os temas de estudo e pesquisa são: morte, luto, bioética, formacao de profissionais de sáude e educação. Concluiu livre docência em 2002 com a tese: Educação para a Morte: Desafio na formação de profissionais de saúde e educação. Coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP.
 
George Ernesto da Silva - SC
Possui graduação em Farmácia Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em psicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, depressão, drogas de abuso, memória, tolerância.
 
Paulo Dalgalarrondo - SP
Realizei minha graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1983), residência em psiquiatria (1986) e mestrado em saúde mental, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Psiquiatria, pela Ruprecht Karl Universitat Heidelberg, Mannheim, Alemanha (1994). Em 2006 fiz concurso e fui aprovado para o cargo de professor titular de psicopatologia da Universidade Estadual de Campinas. Como psiquiatra e professor de psicopatologia trabalho na enfermaria de psiquiatria e no ambulatório de psiquiatria infantil do HC-UNICAMP. Em termos de pesquisa investigo nas áreas de: psicopatologia, psiquiatria cultural, antropologia social, e psiquiatria de crianças e adolescentes. No campo da antropologia social atualmente realizao tese de doutorado (orientador Prof. Mauro Barbosa de Almeida IFCH/UNICAMP) sobre a singularidade do humano no pensamento antropológico contemporâneo. Sou músico, tendo estudado flauta com o querido mestre João Dias Carrasqueira. Atualmente, além da flauta, estudo clarineta e clarone na Escola Livre de Música da UNICAMP e sou membro da Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor, fundada em 1933.
 
Daniela Campos de Almeida Lourenção - SC
Doutoranda em Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde e membro do Grupo de Pesquisa Qualidade e Avaliação de Serviços de Enfermagem e de Saúde do Programa de pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem - USP. Graduada em Enfermagem. Pós-graduada em Gestão de Serviços de Enfermagem e em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Atualmente é docente da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, nos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Fisioterapia. Coordenadora do Curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho da FURB/IEP - Hospital Santa Catarina. Tem experiência na área de Enfermagem, Educação e Saúde, com ênfase em Gestão, Gestão de Sistemas de Saúde, Centro Cirúrgico, Cirurgia Plástica. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de recursos humanos na saúde, gerenciamento, saúde comunitária, enfermagem perioperatória, sistematização da assistência de enfermagem perioperatória.
 
 
Maria Lívia Tourinho Moretto - SP
É Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atuou como psicóloga na Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1989-2011). Foi Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004-2011) e foi Professora no Curso de Psicologia e no Mestrado em Psicologia na Universidade São Marcos (2001-2010. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (1996), fez Aprimoramento/Especialização em Psicologia Hospitalar no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1989), graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1987). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psicologia da saúde, psicanálise, corpo, transplante de fígado e modernidade..
 

Disciplinas

Fundamentos da Psicologia da Saúde e Hospitalar – 20h
Teorias e técnicas psicológicas no ambiente hospitalar e na saúde – 20h
Atuação do psicólogo nas instituições de saúde – 20h
Fundamentos de Neuropsicologia – 20h
Psicologia na urgência-emergência hospitalar e CTI – 20h
Psicossomática – 20h
Psicologia na Cardiologia – 20h
Psicologia na gestação de alto risco – 20h
Psicologia em Neonatologia – 20h
Especificidades da atuação da psicologia com crianças e adolescentes nas instituições de saúde – 20h
Psicologia do envelhecimento, terceira idade e geriatria – 20h
Transplantes e doação de órgãos – 20h
Psicologia em Tanatologia – 20h
Psicologia em Oncologia - 20h
Metodologia de Pesquisa Científica – 20h
Psicofarmacologia – 20h
Psicopatologia e transtornos psíquicos – 20h
Dispositivos de atenção, acolhimento e acompanhamento no contexto hospitalar e na saúde – 20h
Prática hospitalar supervisionada – 30h

voltar ao topo
Redes Sociais Facebook Twitter

Onde Estamos?

Foto aérea HSC

Hospital Santa Catarina/IEP
Rua Amazonas, 301
Blumenau - SC - CEP: 89020-900
Fone: (47) 3036-6101